top of page

Participação e alegria marcam a Festa de São Roque

  • PASCOM
  • 17 de ago. de 2023
  • 5 min de leitura

Atualizado: 19 de ago. de 2023


Dia 16 de agosto de 2023. O Santuário de São Lázaro e São Roque acolheu uma multidão de fiéis durante todo o dia, numa demonstração de grande devoção.

Jarivaldo Pereira ensaiou com os devotos antes da Missa Festiva


Pessoas de vários lugares de Salvador, e até de outros países, prestaram homenagens ao segundo titular do Santuário, onde foram celebradas várias missas em honra ao amado São Roque.


Desde cedo, o Santuário permaneceu cheio de fiéis


Com programação iniciada logo cedo, às 5h, a Missa Festiva foi realizada às 15h, presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelos padres Cristóvão Przychoki, Casimiro Malolepszy, Adão Mazur, Maciel Pinheiro e Adam Rapala, acompanhados também do diácono Paulo Gabriel e da equipe litúrgica.


São Roque foi saudado com alegria


Durante toda a celebração, a santidade de São Roque foi contemplada como modelo a ser seguido, como ressaltou Dom Sergio, que falou para centenas de pessoas presentes no Santuário e também para aquelas alcançadas pelo Youtube, por meio do qual a missa foi transmitida.


Dom Sérgio refletiu sobre a vida de São Roque


Dom Sérgio iniciou a celebração louvando a Deus pelo que chamou de “momento importante na vida de todos nós”, referindo-se à oportunidade de meditarmos sobre o testemunho de São Roque, reunidos no amor de Cristo. “Ele que nos chama para estarmos juntos em oração”, afirmou o Arcebispo.

E foi reunido em oração, que o Povo de Deus pediu pelos que sofrem, acompanhando o Arcebispo no Ato Penitencial.


Os fiéis participaram ativamente de todo o evento


Na homilia, Dom Sergio explicou como o sofrimento de São Roque pode nos aproximar de Deus. “O modo como São Roque viveu nos ajuda a seguir Jesus. [...] ele deixa, renuncia, se despoja das riquezas desse mundo pra ter uma riqueza maior que é Jesus”, ressaltou o Arcebispo, explicando o motivo pelo qual os que sofrem buscam a intercessão de São Roque: para aprender a se desapegar do que não é essencial.

Os cantos ajudaram os fiéis a rezar


Outra constatação destacada na homilia é que somos peregrinos neste mundo e por isso devemos caminhar com leveza de espírito, como fez São Roque ao percorrer boa parte da Itália, assistindo aos mais necessitados. “Ninguém pode caminhar com apego. Ele soube ser solitário para depois ajudar as pessoas a encontrar a riqueza que é Jesus [...] É claro que todo mundo tem que viver dignamente, mas sem levar excessos”, salientou Dom Sergio.


Dom Sergio incensou o altar de São Roque durante a ladainha

No olhar do Arcebispo, o sofrimento de São Roque também revela a assistência de Deus, que fez chegar ao santo o alimento do qual precisava para sobreviver, nos momentos em que passou por dificuldades. “O pão da palavra de Deus é que animava ele. Ninguém pode caminhar sem a luz da fé”, alertou o presidente da celebração.


Os fiéis marcaram presença em todas as celebrações


Dom Sergio salientou, ainda, a importância de seguirmos os passos do venerado santo. “São Roque é, para nós, um exemplo de que nesse mundo ninguém pode parar de caminhar; mesmo com dificuldade física, devemos continuar caminhando na vida espiritual”, disse ele, pedindo que vivamos essa fé no coração, com confiança em Deus e amor pelos irmãos. “Quando passamos por momentos difíceis Deus se revela. Deus não desampara ninguém. Somos nós que desamparamos uns aos outros”, afirmou.

Para concluir, o Arcebispo pediu para reconhecermos o valor das pessoas, como exercício de caridade. “Precisamos reconhecer o bem que a pessoa tem. Reconhecer que no meio de nós tem muita santidade pra gente louvar a Deus [...] A fé que a gente traz no coração precisa de obras de solidariedade e misericórdia”, ressaltou Dom Sergio, sendo muito aplaudido pelos fiéis.


A procissão percorreu as ruas de São Lázaro


Após a bênção final, os devotos saíram em procissão pelas ruas do bairro da Federação, retornando ao Santuário para a Bênção do Santíssimo.

Padre Casimiro, à esquerda, destacou a renúncia de São Roque como uma grande demonstração de fé


Para padre Casimiro Malolepszy, que toma posse como pároco no próximo sábado (19), o que chama atenção na história de São Roque é o exemplo de renúncia em favor dos irmãos. “São Roque se colocou à disposição dos mais pobres [...] Esse é o ponto mais alto de tudo isso”, frisou ele, referindo-se à trajetória e missão do santo.


Padre Casimiro acolheu os devotos, no retorno da procissão, para a Bênção do Santíssimo


Para Ione Paixão, devota de São Roque, é sempre uma alegria acompanhar as celebrações festivas. “Desde pequena, vinha sempre ao Santuário às segundas-feiras. Depois que me tornei cadeirante ficou mais difícil eu me deslocar, mas sempre dou um jeito de participar das festas porque o pouco que peço sou atendida. Venho agradecer, muito mais do que pedir", revelou ela.

Maria de Lourdes passou a frequentar a Paróquia após aceitar o convite para uma Adoração. "Gostei muito e continuei voltando. Vim conhecer a festa e pedir fé e força para enfrentar os desafios da vida. Jesus me preenche ", afirmou.


Da esquerda para a direita, Ione, Eliana e Maria de Lourdes foram agradecer


Eliana Carneiro foi manifestar sua gratidão pelas graças alcançadas, principalmente após ter passado por um grande susto ao receber um diagnóstico de um tumor no mesentério, órgão que mantém os intestinos presos ao abdômen. Diante da suspeita dos médicos da malignidade do tumor, ela se desesperou. “Eu fiquei muito assustada e pedi com toda minha fé a São Roque e São Lázaro. Clamei, roguei e, no final de tudo, o diagnóstico foi de tumor benigno”, contou emocionada. “Fé é tudo e a minha fé prevaleceu”, comemorou.

Karine Argolo foi à celebração acompanhada por parentes e amigos. Moradora da Federação, desde a infância ela frequenta o Santuário com regularidade e aproveitou a oportunidade para apresentá-lo à filha Analu, de apenas 6 meses. "É a primeira vez dela no Santuário. A trouxe para seguir a tradição da família, que é devota de São Roque", explicou.


Karine e Gilmar (com os bebês no colo) foram acompanhados de amigos e famílias


Quem também estava acompanhado da família foi Gilmar da Boa Morte, que foi louvar e pedir proteção a São Roque. Na companhia da esposa, Neuza Menezes, e dos filhos Davi Alex, Tauã Alex e Heitor Alex, de apenas 1 ano, ele acompanhou toda a celebração, permanecendo no Santuário, em oração. “Viemos agradecer por tantas coisas que ele vem nos dando e nos livrando”, disse Gilmar. “Pedimos também por saúde”, completou Neuza, que achou a festa linda.


A equipe da Belas de Maria agradeceu a Deus, assim como fez padre Cristóvão (no centro), que também falou da sua partida no próximo final de semana, quando a Paróquia será oficialmente assumida por padre Casimiro (à direita).


Para Marigraça Fonseca e a equipe da loja "Belas de Maria", a ida ao Santuário, onde permaneceram durante todo o dia, foi a melhor maneira de agradecer pelos aniversário de três anos do empreendimento, completados na data dedicada a São Roque. "Foi um presente e uma grande alegria ficarmos aqui, em oração. Para nós foi um grande retiro espiritual", ressaltou Marigraça, que coordena o bazar permanente, situado no subsolo da Paróquia.


A Bênção do Santíssimo emocionou os fiéis


Após a Bênção do Santíssimo, padre Cristóvão agradeceu a Deus, à Comunidade de São Lázaro e São Roque, aos funcionários do Santuário, aos benfeitores que contribuíram com o Livro de Ouro para pagar as despesas da festa e a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para a realização do evento, como os órgãos da Prefeitura, a Polícia Militar, os bombeiros e a equipe de organização, incluindo os responsáveis pela liturgia, pelo som, pelos efeitos especiais e pela ornamentação.


A Festa foi encerrada aos pés do Senhor


Para os devotos, ele fez um agradecimento especial, também pelos 13 anos de convívio em São Lázaro. “Sem a presença de vocês, esse Santuário não teria esse brilho”, afirmou.


Silvana Lima, com a colaboração de Carla Ramalho, Caian Gonçalves e Larissa Cabral (PASCOM)


コメント


bottom of page