Peça à mãe, que o filho atende
- PASCOM
- 12 de set. de 2023
- 3 min de leitura
O motivo
Você sabe por que a Igreja dedica um dia ao nome de Maria? Porque esse nome tem poder. É por meio dela, que teve a natividade celebrada no dia 8, que nós chegamos ao coração de Jesus recebendo força para superar nossas fraquezas.
A celebração litúrgica de hoje, 12 de setembro, permite aos fiéis recomendar a Deus as necessidades da Igreja e as suas próprias, de modo especial pela intercessão da Santíssima Virgem, agradecendo ao Senhor as graças recebidas por sua amorosa intercessão.
Essa festa teve início na Espanha, em 1513, e espalhou-se por todo o país. Em 1683, o Papa Inocêncio XI a estendeu para toda a Igreja do Ocidente como um ato de ação de graças pelo levantamento do cerco de Viena e a derrota dos turcos por João Sobieski, rei da Polônia. Na época, a data dessa celebração foi definida para ser no domingo, dentro da oitava da Natividade de Nossa Senhora.
O nome de Maria
O nome de alguém é muito importante, como frisa a Bíblia em muitos relatos, pois nele está representada a própria pessoa.
São Lucas reforça essa máxima quando destaca: “O nome da Virgem era Maria”.
Alguns estudiosos afirmam que “Miryam” é um nome derivado da raiz “mery”, que em egípcio significa “muito amada”, entre outros significados.
Mais importante do que o significado exato do nome, porém, é saber que ele é o nome da Mãe de Deus e deve ser invocado sempre.
A mãe de Jesus é como um bálsamo que nos reanima e suaviza as nossas enfermidades. Para o professor e colaborador do site Canção Nova, Felipe Aquino, o nome de Maria abre o coração de Deus. Na visão do escritor, "não há pecador, por mais criminoso que seja, que o pronuncie em vão. Por ela, o perdão desce sobre as almas pecadoras, não porque tenha ela o direito de o conceder, mas porque é onipotente para o implorar a Deus.
Mais do que o nome de todos os santos, Maria pede a Deus que Ele cure os nossos males, ilumine nossa cegueira e nos encoraje em nossos desânimos".
Ricardo de São Vítor disse: “O nome de Maria cura os males do pecador com mais eficácia que os unguentos mais procurados. Não há doença, por desastrosa que seja, que não ceda imediatamente à voz desse bendito nome”.
Isso porque o nome de Maria abre o coração de Deus e põe todos os tesouros d’Ele à disposição da alma que o invoca, o que a fez ser chamada de “onipotência suplicante”, por São Bernardo.
Não por acaso Deus concede a graça aos que lhes estendem a mão em nome de Nossa Senhora.
O nome da Santíssima Virgem Maria nos salva dos perigos de pecar, das tentações e de todas as dificuldades. Ele dissipa a tristeza na alma que o pronuncia. Quem tem temor de Deus e de Seus julgamentos deve pensar sempre em Maria e invocar o nome dela. Assim, sua confiança em Deus renascerá. Diante de qualquer dificuldade humana, diante dos adversários e dos perigos, pense em Nossa Senhora e invoque o seu santo nome, porque dele os demônios fogem.

A presença constante
Até nessa hora Maria nos conforta e nos fortalece nos dando coragem para fazermos a Páscoa definitiva.
Diante, pois, de qualquer inimigo, visível ou proveniente das nossas fraquezas e pecados – orgulho, ganância, sensualidade, gula, inveja e preguiça – confiemos o nosso fraco coração aos cuidados da Mãe do Perpétuo Socorro e a ela entreguemos nossa guarda. Assim venceremos!
Não por acaso, São Pedro Crisólogo destaca que “o nome de Maria é salvação para os regenerados e Tomás de Kempis, em seu livro “Imitação de Cristo”, escreveu: “Os espíritos malignos tremem ante a Rainha dos Céus e fogem como se corre do fogo ao ouvir seu santo nome. Causa-lhes pavor o santo e terrível nome de Maria, que para o cristão é um extremo amável e constantemente celebrado”.
“O nome de Maria, diz Santo Antônio de Pádua, é júbilo para o coração, mel para a boca e doce melodia para o ouvido.”
São Boaventura ainda afirma:
“Bem-aventurado o que ama vosso nome, ó Maria, porque este é uma fonte de graça que refresca a alma sedenta e a faz produzir frutos de justiça. O que deseja possuir a paz e a alegria do coração, que honre vosso santo nome.”
Silvana Lima (PASCOM)
Fonte: site "Canção Nova".
Comments