top of page

Pentecostes: O Dom Mais Precioso do Céu

  • PASCOM
  • 9 de jun.
  • 3 min de leitura

Pentecostes é mais do que uma data no calendário cristão. É o cumprimento de uma promessa divina, a invasão do céu na terra, o nascimento de uma nova era para a humanidade. É o momento em que Deus, em sua infinita bondade, derramou sobre nós o seu maior tesouro: o Espírito Santo.

Essa realidade foi vivida na Paróquia de Ondina de diferentes maneiras. Da vigília realizada na Comunidade do Imaculado Coração de Maria à Missa de Pentecostes celebrada no domingo (8), a criatividade esteve presente nas comunidades da paróquia, auxiliando na meditação dos sete dons do Espírito Santo: sabedoria; entendimento; conselho; fortaleza; ciência; piedade e temor de Deus.

Com o tema "Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará forças", a Comunidade do Imaculado Coração de Maria realizou dinâmicas, durante a Vigília de Pentecostes, que remeteram as pessoas ao memorável momento no qual os discípulos receberam um vento impetuoso, que encheu o lugar e transformou aqueles homens, de esperança vacilante, em proclamadores ousados da verdade.



A vigília, iniciada no sábado (7), teve a participação da Comunidade Sagrado Coração de Jesus e foi conduzida pelo grupo Fonte de Água Viva, da Renovação Carismática Católica (RCC), de Ondina.

Com o apoio das pastorais da comunidade, a RCC conduziu a pregação com Raimunda, convidada do grupo Santa Teresa D'ávila, do bairro de Luiz Anselmo, e Marília, do Grupo Nossa Senhora Auxiliadora, da paróquia Bom Jesus dos Milagres, em Brotas. A animação ficou sob a responsabilidade de Moisés, da família Santana.

No Domingo de Pentecostes (8), os fiéis foram convidados a perceber que o Espírito Santo é o bem mais precioso que existe porque Ele é a própria presença de Deus em nós. É o Consolador prometido, o selo da nossa salvação, o elo eterno entre o céu e a terra. Ele nos revela o coração do Pai, nos guia em meio às trevas, nos fortalece nas lutas e nos enche com uma paz que não se explica, apenas se sente.



Acima de tudo, o Espírito Santo nos ensina a falar a linguagem do amor, como ressaltou padre Paulo Ricardo (CSsR) na Santa Missa realizada na Igreja Matriz, às 10h, referindo-se às pessoas que falavam diferentes línguas e, mesmo assim, foram capazes de compreender umas às outras com o envio do Espírito Santo de Deus.

"Quando nós escutamos esta linguagem pautada no amor que Jesus testemunhou para nós, conseguimos compreender uns aos outros. No olhar, no sorriso, na forma como estendemos a mão, enfim, gestos que nos aproximam da graça, das bênçãos do Deus da vida. Isso nos ajuda a reconhecer os dons que temos. E são tantos os dons, vejam, aqui nós temos os sete dons do Espírito Santo. Dons que nos ajudam a perceber esta ação salvífica de Deus em nossa vida", explicou ele.

A reflexão se estendeu, ainda, para a voz das crianças, que após participarem um momento de catequese em um cantinho preparado especialmente para elas, compartilharam com todos o que aprenderam, encantando a assembleia.

Os dons do Espírito Santo também estiveram em destaque no Santuário de São Lázaro e São Roque, na Santa Missa realizada no mesmo horário e presidida por padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro.



Antes, porém, o sacerdote presidiu a Santa Missa das 8h, na Comunidade Nossa Senhora Educadora, onde os dons foram exibidos na parede central do santuário, compondo um bonito cenário em torno do altar.

Tudo isso para lembrar que nada neste mundo – nem riquezas, nem conquistas, nem sabedoria humana – pode se comparar ao que significa ser habitado pelo Espírito Santo. Ele transforma corações endurecidos em moradas vivas de amor. Ele nos capacita a viver o evangelho quando nossas forças falham. Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis quando nem sabemos o que pedir. Ele é o sopro da vida nova, a chama que nunca se apaga.



Pentecostes nos lembra que não estamos sozinhos. Que o céu se inclinou até nós, e o próprio Deus decidiu fazer morada em nossos corações. O Espírito Santo não é apenas um presente de Deus – Ele é Deus. E tê-Lo é ter tudo. É possuir a própria fonte da vida, do amor e da eternidade.

Por isso, a Paróquia de Ondina celebrou Pentecostes com gratidão profunda e reverência. Pois entre todos os dons que o Pai poderia nos dar, Ele nos deu o melhor de Si mesmo. O Espírito Santo é o bem mais precioso que existe porque, por meio d’Ele, experimentamos o céu ainda aqui na Terra.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Paulo Raimundo (RCC de Ondina), Péthala Pequeno (Pascom) e Maria Carvalho (Santuário Nossa Senhora Educadora)

Comments


bottom of page