top of page

Pequeninos e adultos celebram a esperança da ressurreição

  • PASCOM
  • 4 de nov.
  • 2 min de leitura

O primeiro domingo de novembro foi especial na Igreja Matriz da Paróquia da Ressurreição do Senhor.



A tradicional celebração voltada aos Pequeninos do Senhor coincidiu, neste ano, com o Dia de Finados — data em que a Igreja recorda com carinho e oração todos aqueles que já partiram para a eternidade, logo após celebrar Todos os Santos, no primeiro dia do mês.


ree

Inseridas nesse contexto de fé e esperança, as crianças participaram ativamente da Santa Missa das 17h, presidida pelo pároco, padre Casimiro Malolepszy.


ree

Integradas à equipe de liturgia, elas tiveram a oportunidade de rezar, responder perguntas e ouvir uma história contada pela tia Magda, que utilizou imagens em papel para dar vida aos personagens e transmitir, de forma lúdica, a presença e a importância de Jesus na vida de cada um. A narrativa foi adaptada ao contexto bíblico-catequético, ajudando os pequenos a compreenderem melhor o amor e a santidade.


ree

Durante a homilia, padre Casimiro usou perguntas para fazer referência a santos conhecidos e lembrou às crianças que a Igreja também valoriza e celebra pessoas simples, que viveram com fé, mesmo sem grande notoriedade.


ree

Já aos adultos, o sacerdote destacou a beleza da conexão espiritual, por meio da oração, com aqueles que já fizeram sua Páscoa definitiva.



Para marcar o dia de recordação e entrega, dezenas de nomes foram escritos em papéis e depositados aos pés de Jesus na cruz colocada junto ao altar — um gesto singelo e carregado de significado, expressando que aqueles que amamos continuam vivos na memória e no coração de quem reza por eles.



As homenagens tiveram continuidade na Santa Missa das 19h, presidida pelo padre Stanislaw Wilczek, quando toda a comunidade se uniu novamente em oração e gratidão por tudo de bom que foi deixado pelos entes queridos que já partiram.



No Santuário de São Lázaro e São Roque os finados também foram lembrados na Santa Missa presidida pelo padre Casimiro.



As homenagens foram prestadas com elementos como velas, tecidos e flores, para recordar os que deixaram um legado digno de recordação, não só na comunidade, mas junto a familiares e amigos.



Foi um domingo marcado por emoção, ternura e fé, em que os pequeninos e os adultos se uniram na mesma esperança da Ressurreição.



Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Henrique Paura (Pastoral do Dízimo) e Tarcísio (Comunidade São Lázaro)

Comentários


bottom of page