top of page

Por que devemos rezar a via-sacra?

  • PASCOM
  • 23 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de mar. de 2024

A via-sacra será realizada, mais uma vez, hoje (23), na Igreja Matriz, durante a Santa Missa das 18h.

Também conhecida como via-crucis, esse caminho sagrado nos permite refletir sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo, por meio das 14 estações representadas pelos quadros dispostos no interior da igreja.

Desde o século IV, muitos fiéis criaram a tradição de retornarem à Terra Santa para visitarem os lugares em que Jesus passou, como também os lugares em que apareceu Ressuscitado.



Esse costume se consolidou na via-sacra, e rezá-la piedosamente, percorrendo as 14 estações, concede as indulgências plenárias ao fiel que a reza que, por sua vez, pode favorecer com sufrágio as almas do purgatório.

O Papa Francisco deixou aos jovens conselhos sobre a via-sacra, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil, que servem para todos nós, independentemente da idade. Segundo o Pontífice, deveríamos rezar a via-sacra porque ela nos ajuda a colocar a nossa confiança em Deus; nos mostra nosso lugar na história; nos recorda que Jesus sofre conosco; nos convida à ação; nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus; revela a resposta de Deus ao mal no mundo; nos dá a certeza do amor de Deus por nós e nos guia da cruz à Ressurreição.

Dessa forma, percorrer a via-sacra, realizando as leituras bíblicas e meditando sobre um assunto importante em cada parada, permite reproduzir os passos de Jesus até o local da Sua crucificação, refletindo também sobre as nossas próprias cruzes.

Relembre a primeira via-sacra, realizada no dia 16/02, e não esqueça: nesse período de Quaresma, as confissões permanecerão à disposição dos fiéis, de segunda à sexta, às 16h, e aos sábados, às 17h.



(Fontes: CNBB e Canção Nova)


Silvana Lima (Pascom)


Comentários


bottom of page