Precisamos seguir... (Mutirão, parte 2)
- PASCOM
- 6 de set. de 2023
- 3 min de leitura
O segundo e último dia do mutirão (3) foi voltado, em sua grande parte, para aplicação do conteúdo estudado no dia anterior.
Como difundi-lo? Qual o melhor método de estudo para cada paróquia? E o formato? Essas e outras perguntas foram refletidas pelos participantes que, mais uma vez, formaram mini planárias para tratar do assunto, especialmente após o horário reservado para o almoço.
As mini plenárias foram formadas mais uma vez
Pensando nas diferentes características das suas comunidades, a Paróquia da Ressurreição do Senhor decidiu, inicialmente, pela realização dos círculos bíblicos em dias e horários específicos para cada uma delas.

O grupo de Ondina avaliou a implantação dos círculos bíblicos por comunidade
A discussão foi conduzida por uma das organizadoras do mutirão, Giovana Oliveira, que salientou a importância de seguir as diretrizes estabelecidas no evento, especialmente aquelas que reforçam a permanência da Igreja em saída, como pediu o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.
Outra questão abordada pelos representantes da Paróquia foi a importância do círculo bíblico para todos que dele participam.
"O círculo faz bem para quem estuda e para quem o promove. Quando a gente participa do círculo bíblico, a gente cuida do outro e da gente porque é uma oportunidade de crescer na fé e na convivência", garantiu Giovana.
Por vídeo, padre Cristóvão agradeceu pelo evento, que foi avaliado no final
A programação da tarde também contou com a exibição de um pequeno vídeo, gravado pelo ex-pároco, padre Cristóvão Przychoki, que falou da sua satisfação pela organização do evento, com a qual colaborou antes de ser transferido para a cidade de Bom Jesus da Lapa.
Ainda como parte da programação, o mutirão foi avaliado com o uso de um formulário nas versões digital e impressa, distribuídas entre os participantes antes da Celebração do Envio. As orientações para seu preenchimento e para os retornos esperados, após o mutirão, foram fornecidas por Giovana, que destacou a importância da continuidade da missão. "A gente espera que esse não seja o último momento. Que nós possamos perseverar", revelou ela.

Unidos em um grande círculo, os irmãos em Cristo foram enviados para a missão de implantar o estudo bíblico nas suas paróquias
A Celebração do Envio foi realizada de maneira participativa e representativa, já que as cadeiras utilizadas pelos participantes formaram um grande círculo no salão reservado às plenárias.
As equipes se uniram para garantir a organização e a beleza do evento
Padre Maciel Pinheiro, que coordena o grupo organizador do mutirão, presidiu o ato solene agradecendo a todos pela presença e aos grupos de trabalho, que realizaram diferentes atividades: da limpeza à comunicação.
A alegria de servir tomou conta das equipes
Para os párocos das paróquias ali representadas, ele deixou um abraço e um agradecimento especial, pedindo a eles apoio na implantação dos círculos bíblicos em suas unidades pastorais.
As preces da Celebração do Envio, realizadas de forma espontânea, trouxeram o incentivo recorrente para perseverança na missão de evangelizar.
"Não tenha medo, porque, por mais profundas que sejam as águas, precisamos nos banhar para nos transformar", pediu um dos participantes.
Escutai-nos, Senhor!
As condutoras do evento, Haidi Jarchel e Cecília Franco, foram aplaudidas pela assembleia ao terem suas participações destacadas pelo grupo coordenador, formado por padre Maciel Pinheiro, Ana Cecília Bastos, Luiz Sepúlveda, Giovana Oliveira e Roberto Sarmento, que também recebeu o carinho do público com uma salva de palmas.
Durante a celebração, foram ofertadas aos participantes sementes e miniaturas de sandálias representando o "plantio da Palavra" e um lembrete para se colocarem sempre a caminho.
Sementes e sandálias trouxeram simbolismo para o ato solene
Atendendo a pedidos, o ato foi finalizado com uma uma bênção coletiva ensinada por Cecília Franco.
A bênção coletiva envolveu os participantes
Para Alair dos Anjos, da Paróquia São José de Amaralina, o conteúdo abordado, além de necessário, foi muito forte. "Gostei das pregadoras. Estou saindo com coisas úteis", afirmou ela.
Da esquerda para a direita, Alair, Oscarlito e Marinez elogiaram o mutirão
Oscarlito Santos, da Paróquia Santa Cruz, nunca tinha participado de um evento como esse e sua avaliação foi muito positiva, sobretudo por ter conhecido fatos curiosos da vida dos apóstolos Paulo e João. "Estou achando uma maravilha! Estou apreciando e quero participar mais vezes se tiver oportunidade", revelou.
Outra que gostou do evento foi Martinez Santos, da Paróquia São João Batista.
"Como foi bom participar desse encontro! Veio enriquecer o que a gente já sabia e ensinar o que a gente não sabia. Diante desse mundo conturbado, é preciso mesmo mergulhar nessa fonte, mergulhar nesse mar, nessas águas profundas, sem medo, e obedecer ao Senhor fazendo a vontade dEle", justificou.
Até o próximo!
Silvana Lima, com a colaboração de Kaian Gonçalves (PASCOM)
Comments