top of page

Primeira Eucaristia é realizada nas comunidades Coração de Maria e Nossa Senhora dos Navegantes

  • PASCOM
  • 2 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

No dia 23 de abril, foi a vez dos catequizandos da Comunidade do Imaculado Coração de Maria viver a grande experiência de fé da Primeira Eucaristia. Cauã dos Santos, João Santana, Maria Paixão, Maria Souza, Maria Santos, Pedro da Silva e Yuri Santos formaram um grupo de sete pessoas, fazendo-nos lembrar da importância que este número tem para a Igreja, ao olharmos, por exemplo, para os sete sacramentos e os sete dons do Espírito Santo.

A celebração foi presidida pelo padre Cosme Sérgio, que realizou um belo acolhimento a todos os presentes. Na homilia, ele meditou o evangelho que narra a breve caminhada de Jesus junto aos discípulos de Emaús, recordando o ardor que eles sentiram no coração ao se encontrarem com o Senhor.


ree
Na Comunidade Coração de Maria a emoção foi grande

O momento das preces contou com a participação dos pais dos catequizandos que, junto com as catequistas Lucidalva de Oliveira e Lidiane Oliveira viveram momentos de muita emoção. “Foi com muita alegria e fé que acompanhamos essas crianças nessa linda jornada. Primeira Eucaristia é uma festa, não só para quem vai receber, mas para todas os envolvidos”, disseram Lucidalva e Lidiane.

Para elas, foi muito gratificante observar, durante o processo preparatório, a busca dos catequizandos pelos ensinamentos de Jesus, que culminou nos instantes inesquecíveis da missa, classificada pelas catequistas como “muito linda”.

ree

Lucidalva e Lidiane ressaltaram, ainda, o que sentiram ao presenciarem momentos como a renovação do Batismo e o recebimento do Corpo e Sangue de Cristo pelos jovens ajoelhados, no altar. “Ficamos muito felizes, foi um sonho realizado, tanto para nós, como para as crianças e os pais que ficaram alegres em ver seus filhos seguindo o caminho do Senhor”, disseram.

Agora que foi plantada a semente no coração de cada catequizando, as catequistas destacam a necessidade de ajuda da família para regá-la todos os dias:

“não é fácil chegar nesta etapa, pois no caminho existem muitos obstáculos, até porque não é o final de um caminho, é apenas o começo de uma vida com o nosso Senhor Jesus Cristo”.

No dia 30 de abril, esse mesmo caminho também começou a ser trilhado por Rayanna Tupinambá, Rakelly Tupinambá, Carlos Oliveira e Lorena Barbosa, catequizandos da comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, que tem como uma das catequistas a coordenadora da Pastoral da Catequese, Giovana Oliveira.


ree
A Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes também celebrou com crianças e jovens a alegria da Primeira Comunhão

Para ela, todas as celebrações representam motivo de alegria. “Já sou catequista há mais de 20 anos, mas a alegria continua a mesma, até mais intensa, quando chega o momento da celebração dos sacramentos. É uma satisfação que enche o coração de uma paz imensa”, disse Giovana, revelado que ser catequista é uma missão que a realiza por completo.



“Ser catequista é muito exigente, mas é muito gratificante. Se Deus te chama a ser catequista, não fuja, venha sentir a alegria de servir como catequista”, convidou ela.

Silvana Lima (PASCOM)

Comentários


bottom of page