top of page

"Que a Luz de Cristo ilumine toda a humanidade", pede o pároco no Sábado Santo

  • PASCOM
  • 31 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de abr. de 2024

O silêncio se fez. O Sábado Santo (30) alimentou a grande expectativa da ressurreição.


Batizados e padrinhos, alegres em Cristo


O sofrimento de Cristo ainda ecoava nos corações até o momento do anúncio: Alegremo-nos no Senhor. Cristo ressuscitou! É Páscoa!



Até ele ser realizado, a contemplação da Paixão de Cristo e do amor de Deus tiveram lugar na Vigília Pascal.

À luz das leituras do Antigo e Novo Testamento, os fiéis foram convidados a esperar pela grande notícia da ressurreição em espírito de oração e esperança.



Nesse dia, a celebração tem início fora das igrejas.

Na Matriz, o fogo sagrado, produzido por uma fogueira acesa no estacionamento, acendeu a grande vela, o Círio Pascal, representando a Luz de Cristo.


Educadora, São Lázaro e Coração de Maria


Em seguida, o pároco e missionário redentorista, padre Casimiro Malolepszy, colocou os cravos no Círio, representando as chagas de Jesus. A partir das grande luz, todas as outras velas foram acesas e, em procissão luminosa, as pessoas entraram no templo junto com o presidente da celebração.


Coração de Maria, São Lázaro e Educadora


Após as primeiras leituras, o momento mais esperado chegou. Flores adornaram o altar, levadas por paroquianos, em clima de festa. Os paroquianos saudaram com entusiasmo a grande notícia: Cristo Ressuscitou! 

A leitura de São Paulo aos romanos ressaltou a dádiva de sermos novas criaturas em Cristo e, na homilia, padre Casimiro refletiu sobre a entrega a Deus, iluminados e iluminadas por essa grande Luz que é Jesus.



“Não é para negociar com Deus. É para negociar com as próprias capacidades, o próprio esforço para dar o máximo de si a Deus.”

Durante a reflexão, o padre também dirigiu uma mensagem de fé aos catecúmenos, que aguardavam ansiosamente pelo batismo, realizado após a Benção da Água.



Entre os jovens e adultos que foram batizados, estava Jonas Araujo, que se mostrou muito feliz.

“Muitos anos esperando e, após 32 anos, eu consegui realizar esse sonho que eu sempre quis, que foi poder me batizar. Passei pela experiência da catequese e foi muito legal. Eu estou muito feliz”, confessou ele.



Jonas (foto) acredita que sua vida será diferente daqui por diante. 

“Eu creio que as principais expectativas são as espirituais. É isso que eu sempre quis depois do batismo: ter um pouco mais de fé e seguir. Vida nova com Cristo”, pediu..

Seus padrinhos, Jorge Rodrigues e Renata Marcos também estavam felizes. “É um sonho realizado”, disseram. 


Comunidade do Imaculado Coração de Maria


No final da celebração, padre Casimiro sanou uma curiosidade que muitos alimentam, explicando a razão da Páscoa ser celebrada no sábado e no domingo também.

Comunidade Nossa Senhora Educadora


Ele explicou que a diferença está na forma como a vitória sobre a morte acontece: do ponto de vista teológico e de acordo com nossa própria percepção, respectivamente.


Comunidade São Lázaro e São Roque


“Hoje (sábado) celebramos a ressurreição mergulhando no mistério, naquilo que Deus nos oferece, mergulhando na história de como Deus se fez presente, como luz, na história do seu povo, sempre o levando para novas vitórias, sempre o levando para a liberdade, sempre o levando para a libertação. Amanhã (domingo), também celebração a Páscoa, a Ressurreição do Senhor, mas [...] como se fosse do ponto de vista da percepção das pessoas. Amanhã tem um olhar para o túmulo e o reconhecimento: ele não está aqui”, esclareceu ele.


São Lázaro, Educadora e Coração de Maria



O Sábado Santo foi encerrado com o agradecimento do pároco a todos que colaboraram com a programação da Semana Santa.


Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes


A Vigília Pascal foi celebrada nas outras comunidades, com muita dedicação e fé.


Confira mais fotos.


Silvana Lima, com a colaboração da equipe de Pascom e representantes das comunidades.

Commenti


bottom of page