Redentorista é ordenado no interior da Bahia
- PASCOM
- 25 de set. de 2024
- 3 min de leitura
No último dia 21, às 18h, o redentorista Joilson Ramos Santos recebeu a ordenação presbiteral na catedral Senhora Santana, em Serrinha, cidade do interior baiano.
O ato solene foi presidido pelo Bispo de Barra, padre João Batista Alves do Nascimento. O Superior da Província Nossa Senhora Aparecida, padre Marlon Aurélio da Silva, esteve presente na celebração acompanhado por um dos conselheiros da província, padre Roque Silva, e pelo Superior do Santuário de São Lázaro e São Roque, padre Maciel Pinheiro.
Outros padres e religiosos também foram levar seu abraço ao novo sacerdote redentorista. Entre eles, estavam o padre Eloy Santiago, da cidade de Juazeiro, padre Alessandro Ferreira Moreira, representante da Pastoral Vocacional na Bahia, Irmão Thaylor Bertoli, do Centro Missionário, padre Thiago Pedro da Silva, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Pituaçu, na capital baiana, padre Valdeneir Brito, do Santuário do Bom Jesus da Lapa, além de seminaristas, Irmãs Oblatas, e padres diocesanos.

A emoção expressa nos olhos do padre Joilson, que aguardava ansiosamente por esse momento, era visível a todos. Com carinho, ele lembrou da sua pastoral na Paróquia da Ressurreição do Senhor, para onde foi enviado no ano de 2016, pelo então padre João Batista, para ajudar na paróquia.
O jovem ficou sob os cuidados do ex-pároco, padre Cristóvão Przychocki, seguindo o costume do postulante fazer pastoral na Paróquia de Ondina, já que a mesma sempre colabora com a formação dos futuros sacerdotes.

"Chegava geralmente aos sábados pela tarde e participava da missa na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, no Alto da Sereia. Aos domingos, ajudava na Missa em São Lázaro e, quando era necessário, nas celebrações realizadas nas comunidades do Imaculado Coração de Maria e do Sagrado Coração de Jesus. Na matriz, era convidado pra ajudar na liturgia. Cheguei também a ajudar em alguma retiros para a juventude e catequeses", lembra padre Joilson.

O postulante Joilson participava das celebrações nas comunidades da Paróquia de Ondina
Ele ressalta ainda que, mesmo quando foi designado para fazer pastoral em outro lugar, era chamado pelo padre Cristóvão para ajudar nas missas solenes, principalmente nas crismas.
"Foi um tempo de experiências vivificantes e renovadoras. Foi um tempo da graça de Deus, uma experiência muito enriquecedora. Gratidão a todos pela acolhida", disse o novo padre.

A emoção também foi provocada pela lembrança póstuma do padre Neílton Junqueira. Natural de Serrinha, o seu falecimento comoveu a cidade, em junho de 2023, quando foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Agora padre Joilson devolve um pouco de alegria ao lugar com a sua ordenação, como pontuou padre Roque Silva na sua homilia.

Giovana, Caian e padre Maciel foram saudar padre Joilson
O acólito da Paróquia de Ondina, Caian Gonçalves, que esteve na celebração acompanhado da paroquiana Giovana Oliveira, da Pastoral da Catequese, falou sobre o seu sentimento:
"Foi um momento de graça, um momento de muita espiritualidade e oração porque, como eu costumo dizer, o caminho no seminário é como o caminho de uma pessoa que vai casar um dia... Quem tem vocação para a Ordem, quando faz o primeiro voto, já está "namorando", quando se torna diácono, é "noivo" e quando se ordena, se casa com a Igreja. Foi muito bonito, muito lindo e maravilhoso", exclamou ele.
Levando no coração o seu lema, "Eis-me aqui, ó Deus, para fazer a Tua vontade" (HB, 10-7), padre Joilson presidiu suas primeiras missas no dia 22 de setembro, às 9h, na Catedral Senhora Santana, e às 17h, na Comunidade Barra dos Ventos.

Ele confessou que o ápice da celebração consistiu na oração sobre o Pão e o Vinho.
"Aquele foi o momento mais marcante na minha vida. Eu sempre sonhei com esse momento", revelou.
Silvana Lima, com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom)
Comments