top of page

Redentorista ontem, redentorista hoje, redentorista sempre...

  • PASCOM
  • 10 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Essa foi uma das mensagens transmitidas na Solenidade de Ereção Canônica da Província Nossa Senhora Aparecida, realizada ontem (9), quando a Congregação completou 291 anos de existência, atingindo o expressivo número de 4580 confrades, sacerdotes e irmãos presentes em mais de 82 países.

A solenidade reuniu padres e leigos redentoristas no Santuário da Mãe Aparecida, em São Paulo, para a posse do primeiro Províncial, padre Marlos Aurélio da Silva.



Com o ato, um tempo novo se inicia na Congregação do Santíssimo Redentor, para que a Palavra viva de Deus continue sendo levada a toda gente em meio aos desafios da sociedade contemporânea, como pontuou o presidente da celebração, o Superior Geral dos Redentoristas, padre Rogério Gomes.



Entre orientações e análise do atual momento, o padre pediu disposição e entusiasmo para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo nessa nova configuração, que não diz respeito, tão somente, a uma expansão de território.


"A Província Nossa Senhora Aparecida é Santuário de Deus, habilitação do Espírito, porque será o lugar sagrado onde cada confrade gastará os seus dias em favor da Copiosa Redenção", disse o Superior.

Para padre Roque Silva, ex-responsável pela extinta Vice-Província da Bahia e hoje membro do Conselho Ordinário da nova unidade, a criação da Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida acontece num momento histórico e celebrativo, assim como foi no dia 9 de novembro de 1732, quando Santo Afonso María de Ligório e mais alguns companheiros fundaram a Congregação do Santíssimo Redentor, nas montanhas de Scala (Itália).



"Após 291 anos, esse fato é recordado, celebrado e reconstruído pela criação dessa nova e grande unidade redentorista que abarcará todos os membros que estavam na Província de São Paulo, Província do Rio de Janeiro (ES e MG) e a Vice-Província da Bahia. Desta forma, o que eram três unidades, tornou-se uma só redentorista para fortalecer a ação missionária e evangelizadora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia", explicou ele.



O primeiro Superior da nova Província, padre Marlos Aurélio, agradeceu pelas manifestações de amizade, de solidariedade e de comunhão, que ressaltaram o sentimento de unidade com a junção das antigas províncias.

"De fato, nos sentimos uma grande família, não somente uma grande província, mas uma grande família missionária", afirmou.

Padre Marlos falou também dos desafios da missão.

"O mundo clama por uma presença significativa dos missionários redentoristas. São inúmeros os desafios. Por isso, como nos lembra o Papa Francisco, não deixemos que nos roubem a esperança. Não deixemos que nos roubem a alegria do Evangelho. Nada de acomodação, nada de busca por acomodação nas nossas antigas províncias. Temos uma nova província, um tempo novo, por isso a vontade de sair", justificou ele.

O Provincial encerrou sua fala pedindo a generosa intercessão de Nossa Senhora.

"Que ela continue pousando sobre nós o seu olhar materno, as suas mãos benevolentes e misericordiosas, para que juntos anunciemos que, junto de Jesus, a redenção é abundante e copiosa, especialmente para os pobres e os mais abandonados."


Na Paróquia da Ressurreição do Senhor, administrada pela Congregação Redentorista, os padres celebraram a data festiva junto aos missionários leigos redentoristas (MLR), que ajudam a levar adiante o carisma de Santo Afonso Maria de Ligório, com corações ardentes e pés a caminho.



Padre Cosme Sérgio, presidente da celebração realizada às 18h, na Igreja Matriz, considerou o momento como um grande encontro de fé.



A Santa Missa reuniu instantes especiais, como a apresentação dos símbolos missionários e o agradecimento do pároco, padre Casimiro Malolepszy, que também falou de unidade em torno da grande referência para os estados que fazem parte da nova Província: Nossa Senhora Aparecida.



Após a celebração, todos foram convidados para uma confraternização no Salão de Festas, onde o padre Casimiro foi congratulado, mais uma vez, pela passagem do aniversário de ordenação prebisteral, ocorrida no dia anterior.



Silvana Lima, com o apoio de padre Roque Silva (CSsR), Mirna Machado, Larissa Cabral e Aruzia Luna (PASCOM)

Comments


bottom of page