Santo Afonso deixou sua "nota"
- PASCOM
- 1 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Hoje começa um tempo especial para a Paróquia da Ressurreição do Senhor. O primeiro dia do Mês Vocacional é dedicado a Santo Afonso Maria de Ligório, o primeiro redentorista do mundo.
Aos 36 anos de idade, Santo Afonso fundou a congregação do Santíssimo Redentor, responsável pela Paróquia de Ondina, como também é conhecida.

Primogênito de uma família nobre, ele nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696. Muito inteligente e estudioso, recebeu uma vasta educação, incluindo, entre outros conhecimentos, línguas, artes, pintura e esgrima.
Formou-se em Direito com apenas 19 anos e exerceu a profissão de advogado com enorme senso de justiça.
Em uma das visitas diárias ao Santíssimo, ele sentiu o chamado para colocar-se a serviço do Senhor. Mas foi quando passou por uma grande decepção em um julgamento, realizado de forma corrupta pelos juízes, que ele decidiu abandonar definitivamente a profissão.
Após renunciar à herança e iniciar os estudos de teologia, Afonso foi ordenado sacerdote, passando a desenvolver seu trabalho pastoral junto aos camponeses e mendigos de Nápoles, sempre guiado pelo lema: “Deus me enviou para evangelizar os pobres”.
Suas pregações tinham três temas constantes: o amor de Deus, a paixão por Jesus Cristo e a meditação sobre a morte.
Aos 60 anos, foi nomeado bispo, vindo a falecer em 1787. Ele dedicou os últimos anos de sua vida a escrever livros, entre os quais a ‘Teologia Moral”, considerada sua mais importante obra. Muito devoto de Nossa Senhora, escreveu também “As glórias de Maria”.
Foi canonizado em 1832 e declarado Doutor da Igreja em 1871.

No mês dedicado às vocações, cujo tema em 2024 é "Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema, “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38), Santo Afonso é lembrado como um expoente dessa eterna melodia sagrada na qualidade de um grande instrumento de fé.
De acordo com o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Guilherme Maia Junior, o tema tem como base uma frase da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023, onde cada um pode dar a sua "nota" para gerar essa grande harmonia pastoral.
Já o lema nos lembra que o primeiro passo vocacional é a nossa oração, como também frisou o sacerdote.
Fontes: Livro "Santos Ontem e Hoje", de Zélia Vianna, e site da CNBB.
Silvana Lima, com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom)
Comments