top of page

São Clemente Maria Hofbauer

Quando Deus nos concede a vida, cada um de nós recebe dele uma missão. Ao mesmo tempo que nos chama, oferece-nos capacidade para que, respondendo, dia após dia, possamos acolher o que Ele sonhou e sonha a nosso respeito.


Clemente Maria Hofbauer nasceu em Tassowitz, atual República Checa, dia 26 de dezembro de 1751, como filho mais novo de um casal camponês: Maria e Pedro Paulo.

Conta-nos a história que, logo após o sepultamento de seu pai, a mãe levou Clemente, com sete anos de idade, até diante do crucifixo e, indicando-lhe o Redentor, disse: -“Olha, meu filho: De hoje em diante este será o teu pai. Não O ofenda com o pecado”. Este fato seria determinante em sua vida.

Sua família simples e lutadora era marcada pela oração, principalmente o terço e os salmos, que era novidade na época.


O Redentor crucificado e a oração com os salmos colaram fundo em seu coração: nunca mais se esqueceu, conforme confidenciou aos confrades e aos amigos, no final de sua vida.


Clemente foi um sonhador e nunca poupou esforços no sentido de concretizar seus anelos. Seu sonho era ser padre. Mesmo pobreza, falta de recursos e o tempo passando não foram suficientes para lhe roubarem a capacidade de sonhar.


Já como padeiro, empregou-se na Abadia de Premonstatenses, onde, além de trabalhar, podia também estudar.


Com a ajuda de umas senhoras piedosas conseguiu completar os estudos de teologia, já com mais de trinta anos de idade. Nos estudos encontrou-se com os escritos de Santo Afonso. Por causa dos problemas políticos em Viena, não podia ser ordenado sacerdote. Peregrinando até a Roma com um amigo, Tadeu Hubl, depois de visitar várias Ordens e Congregações religiosas, decidiu ingressar na Congregação dos Missionários Redentoristas, recém fundada por Santo Afonso.Clemente estava com trinta e três anos de idade. Os dois peregrinos tornaram-se noviços redentoristas. Eram primeiros “estrangeiros” de fora da Itália a ingressar na Congregação. Esse foi um momento importante na vida de ambos.


Ouviam do Mestre de noviços, que o espirito da Congregação consiste na busca constante da oração, no espírito de humildade e de abnegação de si mesmo, na disponibilidade para as situações mais difíceis, mas, sobretudo, evangelizar os mais pobres e abandonados


Fazendo estes exercícios espirituais no noviciado, aprofundando a espiritualidade redentorista nas raízes, Clemente tornou-se Missionário Redentorista de corpo e alma, entregando e dedicando à Congregação o amor robusto de seu coração, adotando por lema trabalhar pela Congregação e por ela gastar até a sua última gota de sangue. E isto se fez, sem a menor dúvida.


Santo Afonso Maria de Ligório, ao saber do ingresso de dois jovens não italianos, tenha louvado o Senhor e dito em tom profético: “Estes dois alemães hão de fazer brilhar a glória de Deus nas suas terras do Norte”.


Concluindo esta breve formação espiritual no noviciado, no dia 19 de março de 1785, Clemente Hofbauer e Tadeu Hubl, diante do Superior Geral, fizeram a sua profissão religiosa, adotando para toda a vida os votos de castidade, pobreza, obediência, voto e juramento de perseverança.


Dez dias após a profissão religiosa, dia 29 de março de 1785, Clemente e Tadeu foram ordenados presbíteros


O sonho havia-se realizado. Após este episódio, surgiu mais um sonho: levar a congregação para fora da Itália. Em fins do mês de outubro de1786, com a bênção dos superiores, Clemente e Tadeu, paramentados como sacerdotes seculares, puseram-se a caminho de Viena. Homens ousados, persistentes, confiantes, que sonharam e acreditaram no sonho.


Por motivos políticos não podiam iniciar sua missão em Viena e por isso continuaram a viagem mais para o Norte. Chegando para Varsóvia, capital da Polônia, dia 03 de fevereiro de 1787, receberam a igreja de São Beno. Desde início, encontraram situação - tanto religiosa como social - muito complicada.


Todo trabalho apostólico de Clemente e Confrades redentoristas pode ser resumido em alguns pontos:

  • Missão permanente: celebrações solenes; pregações em vários idiomas; catequese; confissões; direção espiritual, etc.

  • Trabalho social: orfanato; escolas profissionalizantes para os jovens e as jovens (primeira escola para as meninas na Europa); Pastoral das prostitutas, entre outros.

  • Confrarias devocionais (Marianas) e profissionais (padeiros – existe até hoje).

  • Formação dos futuros Missionários Redentoristas (dentro de vinte anos em Varsóvia foram ordenados mais de quarenta padres).

  • Novas fundações – várias viagens pela Europa, tentativas fracassadas.

O fundamento de toda esta atividade incansável era a ORAÇÂO.


Devido aos problemas políticos da época, pelo decreto do invasor Napoleão, os redentoristas foram expulsos de Varsóvia no ano de 1808.


Clemente chegou até Viena, onde assumiu a capelania das Irmãs Ursulinas. Além de suas obrigações da função, tornou-se o Diretor espiritual da Elite cultural daquela cidade. O quarto dele, onde morava, estava cheio de jovens – estudantes universitários,professores, poetas, escritores, filósofos, todos com sede de ouvir este Homem de Deus que indicava o caminho da salvação.


No dia 15 de março de 1820, Clemente encerrou sua peregrinação terrestre em opinião de santidade.


São Clemente, Apóstolo de Varsóvia e Padroeiro de Viena, rogai por nós!




Comments


bottom of page