top of page

São José Operário: “Padroeiro dos trabalhadores”

  • PASCOM
  • 1 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalhador juntamente com São José Operário.

A comemoração deste dia foi iniciada em 1955, pelo Papa Pio XII que, solenemente, na presença de mais de 200 mil pessoas que ocupavam a Praça de São Pedro, incluiu essa celebração no calendário litúrgico com o objetivo de dignificar os frutos do trabalho, dando a este último um sentido cristão: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.” (Pp. Pio XII).

Para Dom Eurico dos Santos Veloso - Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG), São José “foi dado à humanidade para exprimir visivelmente as adoráveis perfeições do Pai, para ser a sua imagem aos olhos do Filho de Deus”.

O trabalho de carpinteiro, pelo qual José garantia o sustento do seu lar, mostra que a verdadeira dignidade está no servir à sociedade, com amor e utilidade, por meio dos talentos e dons que Deus conferiu a cada um.

Assim, o valor do homem continua sendo medido pelo que ele é e não pelo status conferido por atividades que são avaliadas por critérios humanos, antes mesmo de terem sua importância reconhecida pelo olhar amoroso de Deus.

E é através de um homem justo, São José, que Deus nos chama a olhar o nosso trabalho, santificando-o, dia após dia, com nossas ações.

Como trato o outro no meu serviço? Utilizo a minha profissão para fazer o bem ou para oprimir aos que não tiveram a mesma oportunidade de ascensão social? Me esforço para aplicar os princípios cristãos no meu trabalho ou sou insensível ao sofrimento das pessoas que trabalham comigo? Ajo com honestidade e responsabilidade? Cuido dos recursos utilizados na minha atividade profissional como se fossem meus? Adoto a ética como princípio ou permito situações de abuso de qualquer ordem?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas à luz da Palavra e com o exemplo do próprio São José, que buscou fazer da arte da carpintaria um meio de santificar-se na Terra.

Olhando para o patrono dos trabalhadores, aprendemos a dedicar cada dia de trabalho a Deus, pedindo orientação e auxílio diante das nossas dificuldades e fraquezas.

Peçamos, assim, ao querido santo, que ele interceda por todos aqueles que são tratados com injustiça no seu ambiente profissional para que tenham acesso a políticas públicas que garantam igualdade, respeito e dignidade.

Que São José Operário também olhe por todos que se encontram fora do mercado de trabalho buscando uma ocupação que ofereça condições de vida melhor a si a à sua família.


Oremos:

Oração a São José (São Pio X )

Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados;

De trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações;

De trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus;

De trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;

De trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!

Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, oh! Patriarca São José!

Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.

São José Operário, rogai por nós!

Saudações em Cristo Ressuscitado! Aleluia!


Silvana Lima (PASCOM) / Fonte: Vaticannews



Comments


bottom of page