top of page

Sopra em nós, Senhor!

  • PASCOM
  • 23 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Antes mesmo das 14h, algumas pessoas começaram a ocupar os bancos da Igreja Matriz, na expectativa do início da 14a edição do Verão Católico, realizada na tarde de domingo (21).



Foi o caso de Tiago Cardoso, Érica Cardoso, Luciano Gomes e Marilene Sales, fiéis da Paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro do Engenho Velho da Federação.

Tiago, que lidera o grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) na sua paróquia, falou sobre a importância do evento:

O Verão Católico é um evento muito antigo para a Renovação, que sempre traz para nós uma graça. [...] É iniciar o ano na presença de Deus, tendo no coração aquilo que o Senhor nos pede, como Renovação, como Igreja Cristã, que de modo especial é um chamado maior para o envio, um chamado para proclamar a verdade de Deus", explicou ele, ressaltando a expectativa em sair de Ondina cheio do Espírito Santo para anunciar o nome do Nosso Senhor.

Luciano, Marilene (em pé), Tiago e Érica (sentados) quiseram iniciar o ano na presença de Deus


Para Érica, esposa de Tiago, tudo era novidade. Indo pela primeira vez ao evento, ela também imaginava o Verão Católico como um "lugar" de busca pelo Espírito Santo e pela graça de Deus na sua vida.

"Eu vim com esse intuito de buscar a Deus e estar aqui, próxima ao Senhor, vivendo esse domingo diferente. É para dar graças, não é? Então, essa é a minha expectativa: me encher da graça de Deus e me encher do Espírito Santo", revelou ela.

E foi o que aconteceu. Aos poucos, pessoas vindas de diferentes comunidades, bairros e paróquias foram se entregando à ação do Espírito Santo, sob a condução inicial de Paulo Raimundo, da RCC da Paróquia de Ondina, que, junto com a esposa Maria Cristina, auxilia Iracema Costa na coordenação do grupo Fonte de Água Viva, promotor e organizador do evento.


Maria Iracema, de joelhos, entregou o grupo Fonte de Água Viva ao Senhor


Paulo abriu a tarde com a reza do terço, auxiliado por pessoas como Abdias Filho, coordenador da RCC de Salvador, setor 2, e do Ministério de Música Deus Conosco, composto também por Ana Santana, Ivone Paixão, Ednéia Santos e Melchíades Ferreira.



Da esquerda para a direita: Ana, Ivone, Abdias, Ednéia e Melchíades


Com o intuito de abrir os corações para o fogo do Espírito Santo, Paulo convidou o companheiro de missão, Reinaldo Silva, do grupo Canais da Graça, da Paróquia São João Batista, localizada na Vasco da Gama, para falar algumas palavras.


Orando para servir ao Senhor


Reinaldo abriu os trabalhos pedindo a entrega ao Senhor das preocupações e aflições da vida.

Em seguida, foi a vez de Abdias falar sobre a importância dessa entrega, para que todos saíssem renovados como homens e mulheres de carismas, dando testemunho da grandeza de Deus em suas vidas. Com muita confiança, ele rogou que o vento impetuoso do Espírito Santo pairasse sobre cada um.

“Ó Espírito Santo impetuoso, fortalece o que é fraco com Teu poder” pediu ele, sugerindo a recitação diária do verso da música que diz: “sopra em mim, Senhor”.

Abdias falou também sobre o desejo de Deus de nos querer adoradores e cumpridores das missões que Ele nos confiou para, assim, apresentá-lO ao mundo.

E quem ressaltou, com muita fé, a presença do Senhor foi Gerusa Araújo, coordenadora diocesana do Ministério da Intercessão e integrante do grupo de oração Anunciação do Senhor, da Paróquia Nossa Senhora do Resgate, no bairro do Cabula.



Após a súplica dos companheiros para que ela atuasse como um canal da graça de Deus,

Gerusa pregou o tema do evento, definido a partir da palavra norteadora escolhida para o ano de 2024, pelo Conselho Nacional da RCC Brasil: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós" (João 20, 21).



Em um momento forte de louvor e oração, Gerusa lembrou da promessa que Jesus fez de permanecer no meio de nós e conceder a paz a todos que nEle confiam, chamando as pessoas para estabelecerem com o Mestre um vínculo de confiança e amor.



Esse pedido foi reforçado por leituras bíblicas realizadas ao longo do evento, especialmente diante do Santíssimo Sacramento, onde os participantes se prostraram compondo um belo cenário durante o momento mais aguardado do Verão Católico.

Uma dessas leituras foi realizada pelo presidente diocesano da RCC de Salvador, Hilario Junior, que, junto com Gerusa, convidou os coordenadores de grupos para apresentarem ao Senhor os desafios das suas respectivas missões, pedindo também pela Paróquia de Ondina.

O encerramento contou com a participação do pároco, padre Casimiro Malolepszy, a quem o grupo Fonte de Água Viva agradeceu o apoio recebido.


Silvana Lima (PASCOM)




1件のコメント


amancioadv
2024年1月24日

Tudo muito bom, bonito e verdadeiro. DEUS ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Assim seja sempre. Até o fim dos tempos.

いいね!
bottom of page