Tudo começou embaixo de uma amendoeira...
- PASCOM
- 18 de set. de 2023
- 3 min de leitura
A Comunidade do Imaculado Coração de Maria nasceu do desejo ardente de duas Irmãs, Noemi e Maria Alice, de evangelizarem em outra realidade, diferente da qual estavam habituadas.

Colocando-se em oração, elas consultaram suas superioras, Madre Silvana Calomei e Thereza Puppi, que as enviou para um retiro de oito dias com o padre jesuíta, Pedro Maione.

Padre Maciel presidiu a Missa de Aniversário
Ao abordarem esse anseio com o padre, ouviram dele uma pergunta que não deixou mais dúvida em relação ao propósito que nutriam nos seus corações: “E por que ainda não iniciaram esta experiência?"
A fala do padre fez a Vice-Provincial Thereza lembrar-se de um antigo convite feito às Filhas do Coração de Maria para realizarem catequese no Alto de Ondina, o que a fez orientar as Irmãs a responderem aos apelos da paróquia local, no caso a da Ressurreição do Senhor, que tinha como Pároco o padre Carlos Chamisk.
A experiência foi tão bem sucedida que, no dia 13 de setembro de 1994, nascia a Comunidade do Imaculado Coração de Maria, na área externa da atual capela, precisamente embaixo de uma amendoeira.
No mês dedicado às Sagradas Escrituras, a Bíblia também foi destaque na celebração
A inauguração foi solenemente presidida pelo então Arcebispo, Dom Lucas Moreira Neves, na presença do padre Pedro Maione e padre Carlos Chamisk, que sempre falou com muito carinho sobre a comunidade. "É uma história muito bonita", disse ele em vida durante entrevista para o antigo jornal "O Ressuscitado".
Agora, outra inauguração é aguardada ansiosamente pelos paroquianos: a da nova capela, cuja reabertura, após reforma realizada pela Paróquia, está prevista para o dia 15 de outubro próximo. Enquanto isso não acontece, o espaço de uma escola está sendo utilizado para as celebrações, com o apoio dos atuais coordenadores, Wilson Oliveira, Maria Cristina Raimundo e Alda Amorim, e também daqueles que já assumiram a liderança anteriormente e hoje continuam a contribuir ativamente com a Comunidade, como é o caso de Patrícia Miranda e Vanessa Carvalho.

Wilson agradeceu pela caminhada
"É uma missão compartilhada e a gente tem uma lista enorme de pessoas maravilhosas e comprometidas, que colaboram conosco todos os dias", frisou Wilson. E ontem, quando a Comunidade celebrou esses 29 anos de missão, o sentimento não podia ser outro que não o de gratidão.
"Durante esses 29 anos de vida e missão, os agradecimentos se tornam cada vez maiores e mais importantes, portanto, aniversário é tempo de fazer memória afetiva, rememorar e relembrar todos que, de forma direta ou indiretamente, foram responsáveis por fazer ecoar o amor de Deus nos corações e na vida de cada membro desta comunidade", disse Wilson, no início da missa presidida por padre Maciel Pinheiro.
O dia também foi marcado pelas reflexões sobre a importância do perdão, considerado pelo padre "um tema da humanidade".
Padre Maciel citou motivos que podem levar aos pecados com os quais ferimos e somos feridos pelos outros, avaliando a dificuldade que temos de perdoar em muitos momentos. "Às vezes não conseguimos perdoar só com nossas forças ", disse ele, lembrando da necessidade de manter o coração aberto para aprender a ter compaixão, como faz o grupo do Imaculado Coração de Maria, o que foi confirmado pelas palavras de Wilson:
"Depois de todo desejo missionário, de tantos desafios enfrentados… A nossa Comunidade comemora 29 anos de oferta e doação de muitas e tantas pessoas queridas. Muitas delas já se encontram na Casa do Pai, outras tantas continuam se doando, a serviço do Reino", afirmou o coordenador.
Que Maria mesmo tome conta de cada pessoa da Comunidade, cuidando para que essa bonita história continue a ser escrita com amor e fé.
Silvana Lima (PASCOM), com a colaboração de Caian Gonçalves (PASCOM) e Wilson Oliveira (Coordenador da Comunidade do Imaculado Coração de Maria)
Comentarios