top of page

Vários grupos, um só caminho...

  • PASCOM
  • 27 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Na última sexta-feira (25), a Paróquia da Ressurreição do Senhor deu início a mais uma assembleia paroquial para avaliar as metas traçadas em 2023 e formular novos objetivos para 2025, quando a Igreja viverá mais um Ano Jubilar, dessa vez com o tema "Peregrinos da Esperança".



Os trabalhos foram abertos com a palestra

"A alegria de servir a Deus fortalece a fé e a esperança no Senhor", proferida por Marília Cerqueira, da Pastoral da Comunicação.

ree

No sábado (26), a programação teve continuidade no Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), localizado na Igreja Santo Antônio, na Ladeira da Barra.

ree

Padre Casimiro destacou a importância da juventude para a Igreja


Na parte da manhã, o Padre Casimiro Malolepszy, missionário e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, refletiu sobre a juventude, tema da assembleia, falando sobre a necessidade de interação dessa última com as pessoas que possuem mais tempo de caminhada.



Além da saudável troca de conhecimentos e experiências, o pároco destacou a importância que cada grupo tem na vivência do outro. A partir daí, ele trabalhou uma visão de conjunto, salientando a importância de todos caminharem unidos, independentemente de comunidade, situação social e de idade, já que formamos o Corpo de Cristo como Igreja sinodal.

ree

Ele também deu ênfase ao Ano Jubilar, quando somos chamados a viver essa visão na prática, promovendo a integração, não só entre jovens e idosos, mas sobretudo entre os grupos da paróquia.

"Para mim ficou nítido que nós precisamos seguir um caminho único e integrado, com a participação ativa e intensa da juventude", pontuou David Yan, liderança jovem na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes.

Participando pela primeira vez da assembleia, ele acha importante salientar o que foi colocado na palestra de abertura: a questão do jovem não representar apenas o futuro.

ree

David Yan (segundo da direita para a esquerda) foi o mais jovem participante da assembleia


"O jovem é o presente da Igreja. Então, tem que estar presente, vivenciando a Palavra, a fé, não só com discursos, mas com ações, fazendo disso uma missão e um compromisso de vida. Eu acredito muito nisso, afirmou ele.



Com base nessas reflexões, os participantes formaram grupos de discussão sobre ações de melhorias a serem implementadas no próximo ano.

Após o almoço, cada equipe apresentou o resultado do que foi discutido, deixando clara a necessidade de priorizar duas dessas ações: aproximar a juventude da Igreja e promover integração entre os grupos paroquiais.

ree

Margarida Barreto (esquerda) e Irtes Bouzon são paroquianas da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Para Margarida Barreto, moradora de Vila Matos, que também foi conhecer a dinâmica da assembleia, o evento trouxe conhecimento para ser aplicado na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, única que ainda não dispõe de um local físico para realizar suas celebrações.

"Pra mim foi muito produtivo, porque nós estamos na fase de nos organizarmos. Pelo que eu vi aqui, dentro de cada comunidade tem um responsável por cada setor pastoral e eu sinto que existe a necessidade de termos essa organização na comunidade também, para que todos possam fazer a sua parte. Já teve gente aqui que se disponibilizou a ajudar", comemorou.

ree

Ao final da plenária, padre Casimiro presidiu a Santa Missa de Encerramento e, junto com o diácono Paulo Gabriel, rogou a intercessão da Mãe de Jesus.

"Pedimos a divina proteção da Virgem Maria, para que tudo aquilo que vivemos aqui possa ser muito bem aproveitado, para a Igreja, para o povo de Deus e para a glória de Deus. Para que esse nosso tempo não seja um tempo perdido e que todos os encaminhamentos sejam de acordo com a vontade de Deus", disse o pároco.

O desejo do padre é o mesmo de David, o mais jovem de todos os participantes da assembleia.

Espero que tudo o que for definido aqui hoje a gente possa, cada vez mais, alavancar na história da paróquia. Dá para a gente levar a evangelização muito mais longe, para ficar cada vez mais perto das pessoas. É isso que eu acredito, é isso que eu defendo e eu fico muito feliz em poder estar aqui com essas pessoas maravilhosas", concluiu.

Silvana Lima, com a colaboração de Caian Gonçalves e David Yan (Pascom)



Comentários


bottom of page