Viva São João!
- PASCOM
- 24 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
A Igreja celebra, hoje, a natividade de João Batista, também lembrado no calendário litúrgico no dia de seu martírio: 24 de agosto.
João, cujo nome significa "Deus é Propício", era filho de Zacarias, sacerdote judaico da descendência de Aarão, e de Isabel, que era prima de Maria.

A sua vinda foi anunciada a Zacarias, quando este estava no templo exercendo suas funções. O anjo do Senhor apareceu à direita do altar do incenso e lhe disse: "Não tenhas receio, Zacarias, tua súplica foi atendida".
Apesar de muitos entenderem que as palavras do anjo traziam resposta ao desejo de Zacarias de ter um filho, Santo Agostinho ampliou essa compreensão vendo em João um prenúncio do que pedia o povo judeu: a vinda do Messias.
Para Agostinho, na oferta do incenso, o sacerdote pedia o que havia sido prometido nas Escrituras.
E assim aconteceu. Santificado antes de nascer com a visita de Nosso Senhor, no ventre de Maria, João Batista foi abençoado com a graça. "Quando tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu no meu ventre", disse Isabel à Mãe de Jesus.
João Batista carrega esse nome pelo propósito para o qual dedicou a sua vida: batizar as pessoas com água, pregando a penitência e a conversão.
É o último profeta do antigo testamento e o primeiro apóstolo do novo, já que sua obra marca o início da vida pública de Jesus, que se refere a João como o maior homem nascido de mulher.
Ao proclamar os comportamentos errados de sua época e denunciar o comportamento imoral de Herodes, rei da Judéia, que vivia em adultério com Herodíades, sua cunhada, João Batista foi preso e decapitado, a pedido de Salomé, filha de Herodíades, que recebeu a cabeça do apóstolo em um prato.
A partir do século IV, a religiosidade popular passou a festejá-lo com fogueiras e danças folclóricas, em uma das festas mais aguardadas no calendário civil brasileiro.
Como discípulos de Cristo, somos convidados a imitar a coragem e fidelidade de João Batista à missão de preparar os caminhos para o Senhor passar na vida de cada irmão e cada irmã, restaurando e aplainando os caminhos tortuosos do mundo.
Silvana Lima (Pascom)
Comments