"Você está saindo, mas o seu legado fica"
- PASCOM
- 21 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
A Igreja Matriz ficou pequena para acolher as pessoas que foram se despedir do ex-pároco, padre Cristóvão Przychoki, no domingo (20), na última missa presidida por ele na Paróquia da Ressurreição do Senhor, antes de seguir para Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia.

A Igreja Matriz ficou lotada de fiéis, que foram se despedir de padre Cristóvão
Com padre Cristóvão estavam, no altar, o Superior dos Missionários Redentoristas da Bahia, padre Roque Silva, o atual pároco, padre Casimiro Malolepszy, os padres Adão Mazur, Maciel Pinheiro, Adilson Ferreira e Sérgio Reis e o diácono Daniel Marinho.
A cerimônia de envio, aberta por padre Casimiro, foi marcada pelo reconhecimento do trabalho realizado pelo padre Cristóvão ao longo dos 11 anos em que este ficou à frente da gestão da Paróquia, cujo resultado foi expresso nas palavras do atual pároco: "você está saindo, mas o seu legado fica", afirmou ele.
Padre Cristóvão foi recebido em clima de emoção
Apesar do sentimento de saudade antecipada demonstrado pela assembleia, padre Cristóvão iniciou a celebração falando de alegria.
"Fico muito feliz com a presença dos meus confrades e de todos vocês, nossos visitantes... Quero saudar também nossos internautas... E nesse clima de Ação de Graças [...] só me resta agradecer por esse tempo abençoado que vivi no meio de vocês. Só resta dizer obrigado Deus, por cada pessoa que Tu colocas-tes na minha vida, na nossa missão, como missionário redentorista na nossa Paróquia da Ressurreição do Senhor", disse padre Cristóvão, lembrando também dos que faleceram e foram importantes na sua caminhada.

Padre Cristóvão recebeu muitas demonstrações de carinho sob a forma de presentes
Na homilia, padre Roque falou sobre a Festa da Assunção de Nossa Senhora como aquela que reconhece o bem que Maria fez ao mundo ao dizer 'sim' para o Senhor. Além da festa litúrgica, ele enfatizou a gratidão como a grande motivadora da celebração, destacando o privilégio que a Paróquia possui em poder contar com uma comunidade religiosa para servi-la, da qual faz parte o padre Cristóvão.
O Povo de Deus rezou com ele
"É ação de graças pelo pastoreio dele nessa Paróquia, pelo pastoreio de vocês com vocês mesmos, pelos diversos serviços e ministérios, e também pela vocação sacerdotal e missionária do padre Cristóvão e pela vocação de vocês pelo batismo... Tudo isso é ação de graças!"

"Jesus é o foco. A missão continua" (padre Cristóvão)
Remetendo-se, mais uma vez, à Nossa Senhora, ele falou do desprendimento da Mãe do Senhor, a partir do qual chamou os paroquianos para refletirem sobre a partida de padre Cristóvão. "Assim como Maria não se conteve em guardar Jesus para si, assim como a mãe de Cristóvão não guardou Cristóvão para ela, vocês também não podem conter ele para vocês, seria muito injusto", brincou o Superior, destacando as contribuições da Paróquia para a missão do jovem padre.
"Graças a Deus vocês ajudaram ele a desenvolver o seu ministério aqui. Desenvolver, amadurecer, produzir, juntamente com vocês [...] Cristóvão é o padre que é por causa de vocês [...] Vocês foram formadores e formadoras do ministério dele ao longo desses anos, e agora vocês são convidados a abrirem as mãos e os corações para serem generosos com essa missão que o padre Cristóvão vai assumir lá no Santuário de Bom Jesus da Lapa", pediu.
A última celebração ficou marcada no coração de todos
No final da celebração, padre Cristóvão recebeu muitas homenagens de paroquianos que, representando grupos, pastorais e movimentos, foram agradecer pelo carinho e dedicação do ex-pároco, que também foi convidado a orar diante do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Irtes Bouzon falou em nome da Paróquia
Ele recebeu, ainda, uma homenagem das comunidades, em forma de faixa com dizeres carinhosos, e presentes dos confrades, dentre os quais um chapéu, acessório típico da cidade para onde o padre Cristóvão seguirá.
Após a missa, muita gente permaneceu na Igreja Matriz para dar um abraço no padre Cristóvão e guardar uma lembrança por meio de fotos e vídeos.
Muitas pessoas quiseram cumprimentar padre Cristóvão antes do retorno para suas casas
Para Deus, o padre pediu forças para continuar:
"O Senhor fez em mim maravilhas e Santo é o Seu Nome. E quantas maravilhas o Senhor fez na nossa vida, na nossa família, na nossa comunidade paroquial, na nossa missão. Por isso [...] queremos dirigir ao nosso Pai do Céu, esse Deus maravilhoso que nós temos, as palavras dessa oração que o próprio Cristo Jesus nos ensinou. Que essa oração nos ajude seguir, com firmeza, os passos do Cristo Ressuscitado".
Rezemos pela nova missão de padre Cristóvão.
Padre Roque Silva deixou uma mensagem de fé e esperança
BAIXE O ARQUIVO COM A TRAJETÓRIA E HOMENAGEM A PADRE CRISTÓVÃO, CLICANDO A SEGUIR:
Silvana Lima, com a colaboração de Gorette Randam (PASCOM)
Comments