Você reza com os salmos?
- PASCOM
- 14 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A resposta para essa pergunta surpreendeu muita gente durante o Retiro Paroquial de 2024, realizado no sábado (13), no Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), localizado na Igreja de Santo Antônio (Ladeira da Barra).
O tema escolhido foi "Os Salmos", em preparação para o ano jubilar de 2025, que terá como foco a oração.
Atendendo ao pedido do Papa Francisco, para que a Igreja medite sobre esse assunto no seu dia-a-dia e em eventos realizados até o proximo ano, o padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, falou sobre os salmos como as orações realizadas pelo povo de Deus, tanto de maneira individual como comunitária, para estabelecer um relacionamento com Ele, expressando suas dificuldades, dores, súplicas, pecados, arrependimentos, agradecimentos, louvores, alegria, fé e gratidão.

A pregação foi conduzida de maneira didática e objetiva, com o uso de resumos impressos e exemplos que puderam ser lidos e compartilhados por todos.
A forma como os salmos precisam ser rezados na Santa Missa também foi abordada, já que não se trata unicamente de uma prescrição litúrgica, e sim, de uma oração a Deus. Nesse sentido, a reza do salmo precisa ser, antes de mais nada, um convite para que outros rezem também, como esclareceu o padre.
Após as explicações iniciais, acompanhadas de orações e músicas, a primeira dinâmica do dia consistiu na escolha aleatória de um salmo para que cada pessoa, olhando para si, meditasse a partir do que leu.
O resultado da dinâmica foi compartilhado após o intervalo para o café, quando o padre seguiu explicando sobre os tipos de salmos existentes, reunindo-os em diferentes categorias: salmos de louvor e adoração; salmos de lamento; salmos de ação de graças; salmos de peregrinação; salmos reais; salmos sapienciais; salmos de súplica e salmos penitenciais.

"Os salmos nos ajudam a olhar para dentro do nosso coração, para nossa vida e para as pessoas com as quais convivemos", explicou padre Casimiro, levando em consideração o contexto da época na qual os mesmos foram escritos e a linguagem utilizada, muitas vezes figurada.
"Aqui, a logística humana não funciona. A simbologia e a poesia dos salmos é de natureza divina", disse ele, esclarecendo que "os salmos expressam o contato entre Deus e os homens".

Para Adriana Ferriz (foto), os salmos são pontes para o sagrado.

"O salmo é um instrumento fortíssimo da minha relação com Deus. É a chave para eu parar e falar com Deus em todos os momentos", afirmou ela.
Nas reflexões realizadas no período da tarde, depois do almoço, muitos se deram conta que não exploravam os salmos com um olhar mais abrangente, percebendo que têm à sua disposição orações de diferentes naturezas para falar expressar seus emoções diante de Deus em todas as situações das suas vidas.
No final da tarde, padre Casimiro presidiu a Santa Missa convidando a todos a verem, na prática, o salmo como um conectivo entre as primeiras leituras e o Evangelho, reconhecendo, ainda, a categoria da qual ele faz parte.
A celebração contou com orações espontâneas e o compromisso dos paroquianos em rezar os salmos diariamente.
O resultado do evento agradou participantes como Manuela Moura (vídeo), que compartilhou o seu sentimento em relação ao retiro.
Silvana Lima (Pascom)
Comentarios