top of page

Você lidera como Jesus?

  • PASCOM
  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura

Essa foi a reflexão proposta para os grupos ligados diretamente à Pastoral Familiar, como o pré-matrimonial (Enamorados); o pós-matrimonial (ECC), o Bom Pastor (Segunda União) e o SSVC (Solteiros, Separados e Viúvos com Cristo).

Eles participaram de uma formação, no último sábado (10), que falou sobre a liderança de Jesus. O evento aconteceu na Igreja Matriz e teve como convidados a Pastoral da Liturgia, a Pastoral da Juventude, a Pastoral da Catequese, o movimento das Mães que Oram Pelos Filhos e a Equipe de Santo Antônio.

O evento foi participativo, com troca de reflexões
O evento foi participativo, com troca de reflexões

O desenvolvimento do tema ficou sob a responsabilidade do padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressureição do Senhor, que usou slides para apoiar a sua explanação.


Padre Casimiro destacou passagens das Sagradas Escrituras que mostram como Jesus liderava


Com base nos ensinamentos de Jesus contidos na Bíblia, o padre falou sobre a forma como Jesus liderava, destacando uma das suas principais características: o acolhimento ao novo e ao diferente. Dessa forma, o sacerdote mostrou que Jesus sempre escolheu somar, e não segregar.

"A verdadeira liderança soma as qualidades. Os dons diferentes se completam. O chefe ordena, impõe, determina e não participa da ação. O líder ensina com o seu exemplo, mostra como fazer e ajuda na execução", explicou o padre.


Como parte da programação, o grupo promoveu um lanche partilhado com diferentes opções de alimentos.



A formação promoveu, ainda, dinâmicas de integração como a que utilizou um "presente" para destacar as qualidades das pessoas que o recebiam.

Quem estava com ele nas mãos, o oferecia a alguém que julgasse ter a qualidade destaca previamente e essa pessoa fazia o mesmo movimento com outra, passando assim o presente adiante.


Wilson, da Comunidade do Imaculado Coração de Maria, Irmã Bernadete, da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, e Célia, do movimento Mães que Oram Pelos Filhos, gostaram do evento

Além da interação, a ação mostrou o grande ensinamento deixado por Jesus: somos únicos e viemos para somar e partilhar.

Para os paroquianos a experiência foi enriquecedora, deixando-os com o desejo de vê-la acontecer por mais vezes.


Silvana Lima, com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom) e Rosana Oliveira (CPP)


Comments


bottom of page