top of page

A segunda palestra deu sequência ao estudo do livro de Ezequiel

  • PASCOM
  • 21 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Na última quarta-feira (18), a Paróquia da Ressurreição do Senhor realizou mais uma formação bíblica, dessa vez com Giovana Oliveira, da Pastoral da Catequese, que trouxe como tema: "Da maldade estrangeira aos ossos secos revitalizados".

A formadora iniciou o encontro falando sobre o Mês da Bíblia, que acontece desde 1971, com o objetivo de incentivar as pessoas a se aproximarem cada vez mais de Deus através da Sua Palavra, promovendo uma leitura orante e reflexiva das Escrituras.

Nesse primeiro momento, Giovana lembrou a dinâmica utilizada para escolha dos livros sagrados estudados no mês de setembro: um livro do Novo Testamento em um ano e um livro do Antigo Testamento no ano seguinte.

Para 2024, a CNBB escolheu o livro do profeta Ezequiel, do Antigo Testamento.

Inspirada, então, no tema deste ano, "Poreis em vós meu espírito e vivereis", Giovana propôs a leitura de Ezequiel 37, 1-14, contextualizando a realidade da época em que viveu o profeta, em situação de exílio, buscando mostrar para o povo o resultado das suas ações.

"O livro é cheio de visões simbólicas e o que é bastante destacado é que o povo não foi para o exílio por castigo de Deus, mas foi porque o povo se afastou de Deus e começou a cometer o pecado, principalmente da idolatria, adorando outros deuses, explicou a formadora".

Ela mostrou que, por conta dessa situação, a sociedade foi ficando cada vez mais injusta, corrupta e esquecida dos mandamentos divinos.

Outro ponto abordado foi a divisão do livro de Ezequiel, que serviu de base para introdução do tema escolhido para o encontro: a restauração do povo mediante a insistente pregação de Ezequiel. É nisso que consiste a visão dos ossos secos revitalizados.

"Essa visão fala que os ossos são o povo de Israel e Deus vem restaurar, colocar de novo um espírito que dá a vida aos homens, e que essa restauração vem para todos, verdade representada aqui pela expressão 'para os quatro ventos'", detalhou Giovana.

Com o objetivo de favorecer o aprofundando sobre o tema, foram realizadas perguntas e compartilhadas respostas em relação à história do profeta.

Foram entregues, ainda, o livrinho da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)/Nordeste 3, contendo o curso bíblico com quatro encontros. A iniciativa teve como objetivo estimular a realização do círculo bíblico nos grupos, famílias e com os amigos, para propagar mais ainda a Palavra de Deus. O presente também foi um incentivo para participação no próximo encontro, dia 25 de setembro, quando a reflexão sobre a restauração do povo de Israel será aprofundada pelo diácono Paulo Gabriel.

Para este encontro, que será o último a ser realizado na Paróquia de Ondina, Giovana faz um convite:

"Que nós, que também estamos nesse processo de conversão, possamos vir para esse último encontro, para que possamos ver essa restauração do povo de Israel e buscarmos também a nossa restauração", pediu ela.

A última palestra será realizada na Igreja Matriz, às 19h30.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Giovana Oliveira (Pastoral da Catequese)

Commentaires


bottom of page