top of page

Crianças falam sobre Eucaristia

  • PASCOM
  • 24 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

A Forania 2B da Arquidiocese de Salvador, da qual a Paróquia da Ressurreição do Senhor faz parte, realizou um evento especial, agora em outubro, mês dedicado às crianças.



Com o tema "Eucaristia - Verdadeiro Encontro", a Forania reuniu cerca de 100 crianças e adolescentes para um amanhã de espiritualidade, no último sábado 19.

O encontro aconteceu das 8h às 12h, na Igreja Matriz da Paróquia São Brás, localizada na Federação.

A programação foi dedicada à partilha sobre a importância do sacramento e crianças da Comunidade de São Lázaro e São Roque e do Sagrado Coração de Jesus participaram do evento, acompanhadas de adultos.

Entre eles estava um dos integrantes da pastoral da catequese, Roberto Sarmento.

Para o catequista, a abordagem utilizada com as crianças e os jovens foi muito interessante para que eles compreendessem e se preparassem para a Eucaristia.

"É preciso que eles vejam na Eucaristia um momento de intimidade com Jesus, um momento de proximidade, um momento de estar com Jesus, ouvindo o que Cristo está transmitindo para eles. É preciso que as crianças vejam, quando estiverem tomando a Eucaristia, que Jesus está chegando para ficar como um amigo. Então, elas precisam receber Jesus como uma pessoa próxima, uma pessoa que vai transmitir bons conselhos e que vai permitir que ele ou ela seja uma pessoa de bom comportamento e de boa índole por essa proximidade com Jesus", afirmou ele.

O evento aconteceu em clima de união e partilha. A acolhida e a animação ficaram sob a responsabilidade dos catequistas da paróquia São Brás, enquanto a oração inicial foi realizada pela paróquia Santo André.

O tema foi apresentado pelo pároco da paróquia São João Batista, padre Gregório Trojan, que refletiu sobre as experiências que a Eucaristia proporciona e a importância de nos aproximarmos de Jesus, utilizando, para tanto, o texto de Lucas 10, 38-42, que trata da visita de Jesus a Marta e Maria, sendo recebidos por estas por ser uma pessoa conhecida de ambas.

Cada uma, porém, teve um comportamento diferente: enquanto Marta estava continuou arrumando a casa, Maria estava aos pés de Jesus. Com essa passagem, o padre mostrou que esse deve ser o nosso comportamento quando estamos na Eucaristia, quando estamos na Santa Missa, observando o que cada momento nos pede, a exemplo do serviço no altar e da liturgia da Palavra, quando ouvimos Jesus conscientes da necessidade de seguirmos os seus conselhos.

Motivadas por essa reflexão, catequizandos e catequistas falaram sobre a primeira vez que receberam o Corpo e Sangue de Cristo.

As partilhas foram seguidas de um saboroso lanche e também de gincana, realizada a partir da formação de pequenos grupos que participaram de um jogo de perguntas e respostas sobre questões bíblicas. Essas atividades promoveram integração e mais conhecimento das Sagradas Escrituras.

A Paróquia da Ressurreição do Senhor, junto com a paróquia Santa Cruz, ajudou na organização e elaboração do encontro, ficando à frente da adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzida pelo Diácono Paulo Gabriel. Na oportunidade, o diácono aconselhou as crianças a seguirem os mandamentos de Jesus e ter obediência aos seus pais e responsáveis.


Fonte: Arquidiocese de Salvador


Silvana Lima com a colaboração de Roberto Sarmento (Pastoral da Catequese) e Carmelita Souza (Comunidade de São Lázaro e São Roque)

Comentários


bottom of page