Crisma acontece em clima de alegria
- PASCOM
- 30 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de jun. de 2023
Chegou o grande dia! No alto do altar, o ícone da pomba da paz mostrava que o Espírito de Deus reinava naquele lugar, especialmente preparado para a celebração de Pentecostes, no dia 28 de maio, e para a da Crisma de 27 jovens e adultos, realizada um dia antes (27).

“A nossa celebração ganha hoje um sentido todo especial e particular, pois celebramos o amadurecimento na fé de nossos adolescentes, jovens e adultos, que se manifestaram e se prepararam, mesmo em tempo de pandemia, para este momento que não termina nesta celebração”, disse José Carlos Silva, catequista que serviu como comentarista da Missa da Crisma, realizada na Igreja Matriz, às 15h.
Ele falou para os que foram prestigiar de perto os futuros crismados, enchendo o templo com suas presenças. Padrinhos e madrinhas, assim como parentes e amigos, testemunharam o grande ato de fé.

Nesse dia especial, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador e presidente da celebração, Dom Dorival Barreto, transmitiu o Espírito Santo com a imposição das mãos e a unção com óleo de oliveira em forma de cruz.
Antes, porém, os crismandos foram lembrados do compromisso que assumiram com o Senhor. "Conscientemente, vocês irão assumir a fé e se comprometer com a missão que vão receber, porque serão enviados como os apóstolos, por Jesus", lembrou padre Adão Mazur, co-celebrante da missa, saudando, ainda, o grupo de catequistas formado por José Carlos Silva, Giovana Oliveira, Roberto Sarmento e Andrea Miranda.

A trajetória dos crismandos foi longa e também reconhecida pelo padre. …”Para poder chegarem até aqui, vocês enfrentaram dificuldades, tiveram que superar problemas. Que bom que, mesmo enfrentando as provações, perseveraram e estão aqui para agradecer a oportunidade que Deus consentiu”, ressaltou o padre.
Reforçando as palavras do padre, Dom Dorival pediu uma calorosa salva de palmas para os crismandos, lembrando, em sua homilia, da promessa que Cristo fez ao mencionar o envio do Espírito Santo, unindo-os mais ainda ao próprio Cristo.
“Nós somos unidos a Jesus, configurados a Ele, e recebemos dEle a força que nós necessitamos para poder ir adiante. É como uma árvore: os galhos estão unidos ao tronco da árvore. Se o galho é cortado, cai, morre. Da mesma forma nossa vida. Nós precisamos, como cristãos, estar sempre unidos como ramos ao tronco que é Jesus, para podermos receber a força dEle e sermos testemunhas do Seu evangelho, do Seu amor. Então pedimos o Espírito Santo e o Espírito Santo é derramado sobre nós, de uma forma muito especial sobre cada um dos crismandos”, disse Dom Dorival.
O Bispo ressaltou, ainda, a força da Palavra de Deus. “Aquele que é crismado, encontra na Palavra uma luz para guiar os seus passos e tomar decisão. A palavra de Deus é eficaz, não é vulnerável como a nossa. Que bom que o crismado sai de si mesmo para levar a Palavra de Deus. Tenho certeza que cada crismando tem dentro de si uma palavra de gratidão”, afirmou.
Os crismandos foram abençoados por seus padrinhos e madrinhas, recebendo deles o carinho do abraço
Após a homilia, as velas dos crismandos foram acesas no Círio Pascal, e os padrinhos foram chamados para abençoar seus afilhados de Crisma, para quem Dom Dorival invocou o Espírito Santo. “Queridos irmãos e irmãs, roguemos a Deus Pai, Todo Poderoso, que derrame o Espírito Santo sobre esses seus filhos e filhas adotivos, já renascidos do batismo para a vida eterna, afim de confirmá-los pela riqueza de Seus dons e configurá-los pela Sua unção ao Cristo, Filho de Deus”, pediu Dom Dorival, concedendo a cada um o Sacramento da Crisma.

Para Silvana Paz, a espera valeu a pena. “Há um ano eu vinha me preparando para essa celebração, mas estar ali, presente, participando, supera todas as expectativas. A celebração foi belíssima e representa confirmação da nossa fé católica e o compromisso de seguirmos no nosso trabalho de evangelização. Estou muito feliz e realizada por receber mais um Sacramento. A sensação é a de estar no caminho certo e peço a Deus que me dê perseverança para continuar nessa caminhada”, disse ela.

Priscilla Bessa e Matheus Amoedo foram crismados na presença da filha, a pequena Joanna Amoedo, de apenas 1 ano, e do filho Heitor, que está a caminho, no ventre de Priscilla. “A Crisma foi uma experiência única na minha vida, pouco nos lembramos do nosso batizado, e a Crisma é uma oportunidade de confirmarmos o nosso amor por Cristo. Foi um momento especial e emocionante”. Para Matheus não foi diferente. “Poder reafirmar a minha fé e agora ser um mensageiro do amor de Cristo, fez eu me sentir renovado e abençoado, estou muito feliz”, disse ele.
Após a bênção final, padre Adão deixou um recado para os mais novos crismados: “o Espírito Santo vai lhes ensinar e viver a sua fé diante dos outros”, disse.
Comments