Domingo da Ressurreição
- PASCOM
- 10 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Chegou o grande dia e a Paróquia estava em festa! Foi o momento de celebrar o seu Padroeiro, manifestando a alegria da passagem das trevas para a luz.
Às 9h, paroquianos e visitantes já encontravam-se no interior da Igreja Matriz, se preparando para o início da procissão, que percorreu as ruas de Ondina levando a mensagem de vida que só o Senhor pode dar.

Presente na caminhada, Milena Araújo (de blusa amarela) acompanhou tudo com sentimento de gratidão. Tendo sua filha permanecido internada por quinze dias, ela conta que o terço foi seu grande companheiro de fé no hospital. “Vim agradecer ao Cristo Ressuscitado pelo Seu sacrifício por todos nós e pelas bênçãos que Ele sempre derrama na minha vida, me dando o Seu apoio, que é o principal”, contou a paroquiana.
Outra que fez questão de ver o Senhor passar foi Aída Maria Seixas, de 90 anos (em detaque). Quando ela ouviu a voz do padre, desceu do seu apartamento no Apipema e se colocou em posição de adoração diante do Ressuscitado. “Estou com o coração cheio de amor. Ele é um bálsamo na minha vida”, disse Aída, que tem uma imagem de Cristo há 90 anos também, diante dela reza diariamente por todos.
Neste, que é considerado o dia santo mais importante da fé católica, a passagem da escravidão para a liberdade foi vivida de maneira especial pela Paróquia de Ondina, que traz na ressurreição do Senhor a sua razão de ser.
A Festa do titular e padroeiro foi realizada com a presença de todas as comunidades, representadas pelas respectivas imagens levadas ao altar por integrantes de cada uma delas.

Na Igreja Matriz, a missa festiva das 10h foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Carvalho, que destacou três pontos do evangelho em sua homilia: a transmissão da fé, mostrando o quanto é importante ouvirmos e anunciarmos a Boa Nova; a rapidez com a qual precisamos ir ao encontro do Ressuscitado e, com Ele, vivermos uma experiência de renovação e amor e, por fim, o compromisso de sairmos em missão sem nos deixarmos paralisar pelo êxtase desse encontro.
O bispo destacou, em depoimento exclusivo para o site da Paróquia de Ondina, a alegria por ter participado dessa grande festa. “A minha alegria é muito grande, primeiro por ser Ressurreição, dia do Ressuscitado. É o dia em que nós nos alegramos com a vitória de Jesus. Depois, Ele é o titular dessa Paróquia! E, por isso, contemplando o Ressuscitado, celebrando o Ressuscitado, nós vivemos essa festa do encontro entre as pessoas, da confraternização.
Vejo as pessoas tão animadas, tão felizes, isso contagia o nosso coração. O mundo precisa disso: gente feliz, gente animada para testemunhar o Cristo no meio de todas as pessoas”, afirmou Dom Valter.
A celebração foi encerrada com a certeza de que a presença de Jesus Ressuscitado é uma realidade que deve ser celebrada, não só por ser Ele o titular e padroeiro da Paróquia, mas por ser essa verdade a mais importante de todas: Ele está no meio de nós!
Quando dizemos "Cristo vive" não estamos usando um modo de falar, estamos testemunhando, com nosso compromisso de servi-lO e com nossa fé, a certeza de que Deus nos ama e por isso enviou Seu Filho para nos ensinar a amar assim como Ele.
Silvana Lima, com a colaboração da equipe de PASCOM.
Comments