Essa casa tem uma infinidade de tijolos...
- PASCOM
- 20 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Com quantos tijolos se constrói uma casa? Depende. A que Deus pensou para nós tem uma infinidade de tijolos, porque cada um deles é uma filha amada e um filho amado Seu.

E essa história começou em Efésios 2, 11-22, que mostra o desejo que Deus teve de estabelecer uma intimidade com Seus filhos, acolhendo-os numa grande casa, como acontece na intimidade do lar de muitas famílias onde o sentimento de pertença é construído e as pessoas sentem-se livres para serem quem são.
Esse era o sonho de Deus e por isso Ele pôs-se a caminhar com esse povo, como descreve Genesis 2, 4, quando fala que o Pai queria um povo para chamar de Seu.
Mas, inicialmente, o povo não acolhe o chamado de Deus e se afasta do Senhor, permitindo a presença do pecado e da morte experimentados por Adão e Eva.

O sonho de Deus foi, dessa forma, atrapalhado muitas vezes, como nos mostra a história da salvação.
Mas, mesmo triste, Ele persiste e, depois de muitas tentativas, consegue fazer essa aliança por meio de Moisés, pedindo a este que O ajude na construção de tendas onde pôde reunir o povo que queria tanto libertar e fazer feliz.
Foi com essa finalidade que Ele enviou seu Filho, em quem encontramos a redenção e a paz.
Com o Seu nascimento, Cristo inaugura um novo tempo para a humanidade. É Deus oferecendo uma nova chance para estabelecer essa aliança de amor conosco.
"Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito", como está escrito em Efésios 2, 19-22.
Seguimos, então, com os planos de habitar essa casa, que na verdade é feita por cada um de nós, como explicou Rita Cavalcante, com o uso de slides, na quarta-feira (13), durante a segunda palestra sobre a Bíblia, realizada na Paróquia como parte do estudo da Carta aos Efésios.

"Nós somos os tijolos que Deus precisa para construir a casa", disse a palestrante, ressaltando que precisamos saber qual o nosso papel nessa construção.
"Nós somos pedras vivas! O alicerce do lar que Deus deseja, essa Igreja forte, que é a morada de Deus!"

Rita reforçou, ainda, que, como filhos de Deus, somos convidados a revisitar o Seu projeto e a fazer uso da estabilidade que vem do Espírito Santo, recebido no batismo. "A partir daí, vem o sentimento de pertencimento e de amor", concluiu.

Hoje, a palestra terá como tema "A Unidade e a Edificação do Corpo de Cristo", com o pregador José Carlos. Participe e convide mais alguém. A palestra acontecerá às 19h30, na Igreja Matriz.
Silvana Lima (PASCOM), com a colaboração de Rita Cavalcante (Pastoral da Juventude)
תגובות