top of page

Nordestão reúne 180 padres na Paróquia de Ondina

  • PASCOM
  • 25 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de ago. de 2023

Quem foi à Igreja Matriz, essa semana, deve ter visto uma movimentação diferente. A paisagem do seu interior foi modificada, em alguns momentos, pela presença dos 180 sacerdotes que vieram a Salvador para participar do 16º Nordestão de Presbíteros.

O evento acontece a cada dois anos e, em 2023, teve como tema “Presbítero no Nordeste: memórias e alegrias da vida e vocação”.

O encontro foi assessorado pelo religioso franciscano frei Aloísio Fragoso e teve a Santa Missa de abertura realizada na segunda-feira (21). A celebração foi presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, que falou da satisfação da Arquidiocese de Salvador em sediar o evento.

Dom Sérgio refletiu sobre a vocação sacerdotal


"Fico muito agradecido pela escolha que foi feita, de Salvador, a Igreja Primacial do Brasil, a Igreja mãe de todas as outras, historicamente [...] É uma alegria poder acolher a todos", afirmou Dom Sergio na abertura da celebração, que também contou com a presença do pároco, padre Casimiro Malolepszy.

Dom Sergio convidou os sacerdotes para uma revisão das suas trajetórias ministeriais, com o intuito de perceber a manifestação da misericórdia e da fidelidade de Deus na vida de cada um. "Isso que nos anima a olhar para frente: saber que não estamos sozinhos [...] Ele, que prometeu estar conosco até o fim, cumpre a Sua Palavra e caminha conosco", lembrou o arcebispo, destacando que a alegria de seguir a Cristo deve prevalecer diante dos desafios do sacerdócio.

Dom Sergio refletiu, ainda, sobre o tema do Ano Vocacional da Igreja do Brasil; “Vocação: graça e missão”, ressaltando a forma como a primeira precisa ser considerada. "Nesses dias eu tenho a certeza que os nossos irmãos, presbíteros, [...] vão poder refazer essa experiência [...] da vocação sacerdotal como graça, como dom, como fonte de alegria", explicou ele.


Os nove estados da região Nordeste foram representados pelo bispo de Juazeiro (BA) e presidente da CNBB Nordeste 3, dom Beto Breis; o bispo de Limoeiro do Norte (CE) e referencial para o Conselho Regional de Presbíteros (CRP) da CNBB Nordeste 1, dom André Vital; o bispo de Teixeira de Freitas-Caravelas (BA) e referencial para o CRP-NE 3, dom Jailton de Oliveira Lino; e o responsável pelo Setor Vocação da Arquidiocese de Salvador, dom Valter Magno.

Dom André Vital, do Ceará, presidiu a Santa Missa de terça-feira


Além dos momentos de espiritualidade com a oração da Liturgia das Horas e das celebrações eucarísticas, conferências e mesa-redonda foram realizadas no Portobello, hotel localizado próximo à Paróquia, onde os padres ficaram hospedados. A programação reservou momentos de atividades culturais na capital baiana, após a Santa Missa de quarta-feira, celebrada logo cedo, às 6h20, por Dom Valter Magno.

A Missa de quinta-feira foi presidida por Dom Beto Breis


Na Santa Missa de Encerramento, padre Maciel Pinheiro foi agradecer, em nome dos missionários redentoristas, a presença e testemunho dos sacerdotes na Paróquia da Ressurreição do Senhor, destacando o olhar atento do fundador da Congregação para com seus irmãos de missão.

A Santa Missa de encerramento foi presidida por Dom Jailton de Oliveira Lino. Ao seu lado (direito) estava padre Ariosvaldo, coordenador do evento.

Padre Maciel agradeceu a presença dos sacerdotes

"Santo Afonso tinha um carinho e cuidado muito especial aos sacerdotes e chamou a atenção da Congregação Redentorista para abrir as portas das nossas paróquias redentoristas para amparo e suporte aos sacerdotes párocos. Dom Aloisio Lorscheider, já falecido, disse uma vez que os sacerdotes são os maiores bem feitores da humanidade", lembrou o padre.

Para o padre Ariosvaldo Aragão, coordenador do evento, poder recordar as memórias e alegrias de ser padre no Nordeste reforçou a reflexão sobre a missão e a vocação. "Está sendo um momento especial. Foram cinco dias proveitosos, de muita produtividade, orações e, principalmente, partilhas de vida", revelou.

O coordenador do evento também agradeceu a acolhida da Paróquia e de todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização do encontro em Salvador.

A próxima edição do Nordestão de Presbíteros será realizada na cidade de Fortaleza, no Ceará.


Padre Ariosvaldo agradeceu pela acolhida


Silvana Lima, com a colaboração de Larissa Cabral, Carla Ramalho, Marília Cerqueira e Mirna Machado (PASCOM)

Comments


bottom of page