top of page

Paróquia celebra Ascensão do Senhor no Dia Mundial das Comunicações Sociais

  • PASCOM
  • 22 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de mai. de 2023

A Celebração da Ascensão do Senhor aconteceu no dia dedicado pela Igreja às Comunicações Sociais e teve como tema: “Falar com o coração: vivendo a verdade, no amor”. Por esse motivo, a missa das 10h, na Igreja Matriz, em Ondina, contou com a participação da Pastoral da Comunicação (Pascom), integrando a equipe de liturgia.

Integrantes da Pascom cobriram a celebração e serviram na Liturgia

Na homilia, o presidente da celebração, padre Adão Mazur, lembrou que, durante 40 dias após a Ressurreição, Jesus apareceu a muitas pessoas, deixando para elas, em especial para os discípulos, a orientações de anunciar o evangelho e construir o Reino de Deus aqui na Terra. "No dia marcado, Jesus reuniu seus discípulos dando as últimas ordens, bem concretas e claras", disse padre Adão, destacando que os destinatários dessas ordens somos todos nós. "É cada pessoa que tem consciência que é amada por Deus e ama a Deus", disse ele.

Padre Adão falou sobre a importância do testemunho

Outra particularidade que o padre fez questão de salientar foi a postura dos discípulos diante da ascensão do Senhor, ao ficarem olhando para o Mestre, talvez paralisados pela tristeza e pela saudade, sendo, porém, convidados a agir, testemunhando O Ressuscitado com suas ações. "Essa festa é uma oportunidade para refletir a nossa vocação, o nosso chamado. Por isso, somos chamados por Deus para, simplesmente, respondermos e contribuirmos com esse chamado, sendo testemunhas de Cristo", esclareceu o padre.

Em relação às Comunicações Sociais, padre Adão lembrou que a data é celebrada há 57 anos, justamente no dia das Ascensão, quando Jesus comunicou a todos a missão da Igreja: sair pelo mundo evangelizando.

Integrantes da Pascom participaram também do Momento Mariano


Para este dia, o Papa Francisco escreveu uma mensagem explicando que aquele que comunica precisa fazê-lo por meio da sua experiência de vida e não só por aquilo que aprendeu. "Por isso a ordem: não fique parado, mas procure ser testemunha em todos os momentos da sua vida. Nós ainda não sabemos dar testemunho da nossa experiência com Deus e da nossa observância do Evangelho. Precisamos ser responsáveis pela construção do Reino de Deus, que Ele nos confiou; precisamos ser testemunhas na ação, orientados pelo Espírito Santo", pediu padre Adão, mostrando como podemos fazer isso nas nossas casas e nas nossas famílias. "Vamos tratar as pessoas do jeito que elas são, do jeito que Jesus as conhece”, orientou ele, pedindo à Maria ajuda para levar Jesus a todos.

A comunicação teve destaque na celebração, também na voz dos pequeninos


Antes da bênção final, alguns momentos chamaram a atenção da assembleia: o primeiro deles foi a apresentação do pequeno Miguel Brito ao Senhor, conduzidos pelas mãos de seus pais, Gabriel Brito e Gabriela Brito. "Estávamos contando os dias para isso acontecer. Pedimos graças sobre ele. É muita emoção e gratidão estarmos aqui. É um momento de renovação da fé", disse Gabriela.

O pequeno Miguel foi levado ao altar por seus pais, Gabriel e Gabriela, e Adalberto e Judite (à direita) receberam uma bênção especial pelos 63 anos de matrimônio


Em seguida, foi a vez do casal Judite Ferreira (82) e Alberto Ferreira (84) receberem o carinho da assembleia pelos 63 anos de casamento. Com dois filhos, três netos e uma bisneta, eles continuam com "cabecinha de 50", como fez questão de salientar Judite, revelando que o que mais gostam de fazer é viajar. "Viemos celebrar na companhia dos irmãos. É só amor", disse Alberto.


A jovem missionária suíça vendeu biscoitos e doces para ajudar os jovens que querem participar do JMJ

Para concluir, Nossa Senhora foi homenageada, com a presença dos integrantes da Pascom e os Pequeninos do Senhor deram a sua tradicional contribuição, compartilhando o que aprenderam com as tias da Catequese.

Antes da bênção final, a jovem missionária, Maria Hubert, da Suiça, convidou todos a contribuírem com a viagem de dois jovens da comunidade Simões Filho, que têm o desejo de participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, Portugal, de 1 a 6 de agosto. "Esse encontro com o Papa pode ter um grande impacto onde esses jovens atuam", reforçou ela. As contribuições podem ser feitas até 31 de maio, na Igreja Matriz.




Silvana Lima (PASCOM)

Comments


bottom of page