Paróquia celebra Ascensão do Senhor no Dia Mundial das Comunicações Sociais
- PASCOM
- 22 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2023
A Celebração da Ascensão do Senhor aconteceu no dia dedicado pela Igreja às Comunicações Sociais e teve como tema: “Falar com o coração: vivendo a verdade, no amor”. Por esse motivo, a missa das 10h, na Igreja Matriz, em Ondina, contou com a participação da Pastoral da Comunicação (Pascom), integrando a equipe de liturgia.

Na homilia, o presidente da celebração, padre Adão Mazur, lembrou que, durante 40 dias após a Ressurreição, Jesus apareceu a muitas pessoas, deixando para elas, em especial para os discípulos, a orientações de anunciar o evangelho e construir o Reino de Deus aqui na Terra. "No dia marcado, Jesus reuniu seus discípulos dando as últimas ordens, bem concretas e claras", disse padre Adão, destacando que os destinatários dessas ordens somos todos nós. "É cada pessoa que tem consciência que é amada por Deus e ama a Deus", disse ele.

Outra particularidade que o padre fez questão de salientar foi a postura dos discípulos diante da ascensão do Senhor, ao ficarem olhando para o Mestre, talvez paralisados pela tristeza e pela saudade, sendo, porém, convidados a agir, testemunhando O Ressuscitado com suas ações. "Essa festa é uma oportunidade para refletir a nossa vocação, o nosso chamado. Por isso, somos chamados por Deus para, simplesmente, respondermos e contribuirmos com esse chamado, sendo testemunhas de Cristo", esclareceu o padre.
Em relação às Comunicações Sociais, padre Adão lembrou que a data é celebrada há 57 anos, justamente no dia das Ascensão, quando Jesus comunicou a todos a missão da Igreja: sair pelo mundo evangelizando.
Integrantes da Pascom participaram também do Momento Mariano
Para este dia, o Papa Francisco escreveu uma mensagem explicando que aquele que comunica precisa fazê-lo por meio da sua experiência de vida e não só por aquilo que aprendeu. "Por isso a ordem: não fique parado, mas procure ser testemunha em todos os momentos da sua vida. Nós ainda não sabemos dar testemunho da nossa experiência com Deus e da nossa observância do Evangelho. Precisamos ser responsáveis pela construção do Reino de Deus, que Ele nos confiou; precisamos ser testemunhas na ação, orientados pelo Espírito Santo", pediu padre Adão, mostrando como podemos fazer isso nas nossas casas e nas nossas famílias. "Vamos tratar as pessoas do jeito que elas são, do jeito que Jesus as conhece”, orientou ele, pedindo à Maria ajuda para levar Jesus a todos.
A comunicação teve destaque na celebração, também na voz dos pequeninos
Antes da bênção final, alguns momentos chamaram a atenção da assembleia: o primeiro deles foi a apresentação do pequeno Miguel Brito ao Senhor, conduzidos pelas mãos de seus pais, Gabriel Brito e Gabriela Brito. "Estávamos contando os dias para isso acontecer. Pedimos graças sobre ele. É muita emoção e gratidão estarmos aqui. É um momento de renovação da fé", disse Gabriela.
O pequeno Miguel foi levado ao altar por seus pais, Gabriel e Gabriela, e Adalberto e Judite (à direita) receberam uma bênção especial pelos 63 anos de matrimônio
Em seguida, foi a vez do casal Judite Ferreira (82) e Alberto Ferreira (84) receberem o carinho da assembleia pelos 63 anos de casamento. Com dois filhos, três netos e uma bisneta, eles continuam com "cabecinha de 50", como fez questão de salientar Judite, revelando que o que mais gostam de fazer é viajar. "Viemos celebrar na companhia dos irmãos. É só amor", disse Alberto.

Para concluir, Nossa Senhora foi homenageada, com a presença dos integrantes da Pascom e os Pequeninos do Senhor deram a sua tradicional contribuição, compartilhando o que aprenderam com as tias da Catequese.
Antes da bênção final, a jovem missionária, Maria Hubert, da Suiça, convidou todos a contribuírem com a viagem de dois jovens da comunidade Simões Filho, que têm o desejo de participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, Portugal, de 1 a 6 de agosto. "Esse encontro com o Papa pode ter um grande impacto onde esses jovens atuam", reforçou ela. As contribuições podem ser feitas até 31 de maio, na Igreja Matriz.
Silvana Lima (PASCOM)
Comments