top of page

Preparação para o Natal: viver a espera com fé, alegria e esperança. Confira horários de celebrações

  • PASCOM
  • 17 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

O Natal se aproxima e a Igreja vive um tempo de preparação para a vinda do Senhor. Antigamente, esse período era conhecido como a “Semana Santa do Natal”, marcada por maior recolhimento, oração e reflexão.



Hoje, somos convidados a mergulhar no Mistério da Encarnação do Filho de Deus, contemplando o amor divino que se faz próximo e presente na história humana.



Os Evangelhos dos dias que antecedem o tão aguardado momento conduzem à compreensão da identidade do Filho de Maria: Ele é o Messias anunciado pelos profetas, o Salvador do mundo.



Nesse caminho de espera, o Terceiro Domingo do Advento, conhecido como o Domingo da Alegria (Gaudete, do latim "Alegrai-vos"), foi marcado pelo acendimento da vela rosa, símbolo deste sentimento.



Uma das missas desse dia especial foi presidida pelo padre Stanislaw Wilczek e contou com a participação do grupo formado pelos Pequeninos do Senhor, que expressou essa alegria com a sua presença.



A celebração também foi marcada pela apresentação de um bebê ao Cristo Ressuscitado, gesto que simboliza a entrega, a confiança e a esperança renovada das famílias em Deus.



Vivendo intensamente esse clima de fé e preparação, a Paróquia de Ondina tem registrado momentos únicos, como aconteceu na última terça-feira, durante a realização da Novena de Natal, quando a paroquiana Marigraça Fonseca viveu a emoção proporcionada por um momento simples, mas profundamente espiritual.



Ela conta que, ao chegar na casa de Deus, viu mulheres rezando a novena diante do presépio. "Um momento tão calmo, tão sereno, de extrema fé, de extrema amor, dedicado", contou ela.

É o que se espera encontrar, não só na Igreja Matriz, mas em todas as comunidades da paróquia.



Confira os horários das celebrações para que todos possam participar com devoção do mistério do Natal do Senhor.


Na Véspera do Natal, 24 de dezembro:

  • Igreja Matriz, às 18h e às 20h;

  • Santuário Nossa Senhora Educadora, às 17h;

  • Santuário São Lázaro e São Roque, às 18h30;

  • Comunidade Sagrado Coração de Jesus, às 19h;

  • Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, às 19h;

  • Comunidade Imaculado Coração de Maria, às 19h30.


No dia 25 de dezembro, Natal do Senhor:

  • Santuário Nossa Senhora Educadora, às 8h;

  • Santuário São Lázaro e São Roque, às 10h;

  • Igreja Matriz, às 18h.


As celebrações natalinas nos ajudam a atualizar o Mistério da Encarnação, nos lembrando do grande presente ofertado por Deus: a presença de Jesus no meio de nós!

Essa certeza animou Marigraça no compartilhamento de um significativo desejo:

"Que Deus abençoe a nossa paróquia, que nós possamos sempre olhar e ver a face de Jesus aqui conosco. Viva o Natal intensamente, meus irmãos. Viva o Natal, não pensando só no Papai Noel, mas pensando no verdadeiro símbolo do Natal, que é o Menino Jesus. Viva o Menino Jesus!”

Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Marigraça Fonseca (Bazar Belas de Maria) e Mário Brito (Apostolado da Oração)

Comentários


bottom of page