top of page

Reinauguração de capela emociona paroquianos

  • PASCOM
  • 17 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de out. de 2023

A expectativa foi grande. Todos queriam ver como ficou a capela da Comunidade do Imaculado Coração de Maria, após a reforma do espaço.



O lugar ficou pequeno para acolher pessoas vindas de todas as comunidades da Paróquia para a Missa em Ação de Graças pela reinauguração da capela.



A Santa Missa foi presidida pelo ex-pároco, padre Cristóvão Przychoki, que acompanhou a maior parte do processo de reforma antes de seguir para Bom Jesus da Lapa, de onde retornou para participar da reinauguração.



O atual pároco, padre Casimiro Malolepszy concelebrou com ele e ressaltou a importância de ter o padre Cristóvão presente nesse momento de alegria pela realização do projeto. Usando de bom humor, o pároco afirmou que padre Cristóvão plantou e ele e a comunidade estavam tendo a graça de colher.



Para abrir a celebração, os paroquianos receberam a imagem da padroeira da comunidade, entronizada com alegria pelas Irmãs Filhas do Coração de Maria.



Seguindo os ritos próprios desse tipo de celebração, padre Cristóvão abençoou a água, que foi aspergida sobre o ambão, o sacrário, o altar e todo o espaço, abençoando-os com o auxílio de padre Casimiro, que permaneceu ao seu lado em espírito de oração e súplica ao Senhor.



Outro momento de forte simbolismo aconteceu após a Consagração Eucarística, quando as luzes do Sacrário foram acesas para receber o Corpo de Cristo.



Como gesto de gratidão a Deus, pessoas de diferentes comunidades participaram do ofertório lembrando da trajetória percorrida por meio das palavras da comentarista Patrícia Miranda, que falou sobre o caminho do grupo até receber a capela reformada.



“No início foram realizados muitos mutirões para conseguirmos avançar nas obras, mas teve um momento que ficou bem crítico, nos levando a intensificar as orações, o jejum e os mutirões e, com a graça de Deus, conseguimos avançar nessa primeira etapa do projeto”, explicou Patrícia. 


E amparado pelas leituras, padre Cristóvão ressaltou na homilia essa força que vem de Jesus, não permitindo que desistamos diante dos obstáculos, pois com Ele tudo podemos, como afirma o apóstolo Paulo.



Além das procissões da Bíblia e do ofertório, outra procissão foi realizada no encerramento da celebração, quando foram distribuídas pequenas imagens do Sagrado Coração de Maria como lembrança.



Além de Patrícia, que agradeceu a todos pela participação na conquista, padre Casimiro pontuou a importância de cada pessoa envolvida no processo: da arquiteta até os dizimistas que, com suas contribuições, permitiram à Paróquia realizar mais esse grande sonho.



Foram lembrados, ainda, paroquianos da comunidade que já faleceram, além daqueles que estão residindo em outros locais, mas que fizeram questão de marcar presença na comunidade nesse dia especial.

A capela, agora com ar-condicionado, ganhou mais espaço, luminosidade, conforto e beleza, com a escolha de materiais diferenciados usados na reforma.

Após a Santa Missa, um bolo foi repartido entre os paroquianos, para quem também foram oferecidos diferentes doces.   



A mensagem de padre Cristóvão traduz o sentimento que tomou conta de todos:

“Que possamos zelar por esse espaço, frequentar com amor e carinho e crescer cada vez mais na fé”, pediu.


Silvana Lima, com a colaboração de Larissa Cabral e Caian Gonçalves (PASCOM)

Comments


bottom of page