Segunda-feira de fé e devoção no Santuário de São Lázaro e São Roque
- PASCOM
- 29 de out.
- 2 min de leitura
Na primeira e na última segunda-feira de cada mês, o Santuário de São Lázaro e São Roque, localizado no bairro da Federação, em Salvador, se enche de fé, cores e devoção.

Nessas segundas-feiras, é possível ver o movimento constante de fiéis que chegam desde cedo, muitos vestidos de branco, para agradecer, fazer promessas ou simplesmente renovar sua esperança.

A segunda-feira é um dia especial para os frequentadores do santuário porque está profundamente ligada à tradição devocional a São Lázaro, santo conhecido por interceder junto aos enfermos e sofredores. Com o passar dos anos, esse costume se consolidou, transformando as segundas em dias de intensa espiritualidade e expressão da religiosidade popular.

Seguindo essa tradição, na última segunda-feira do mês, dia 27, o santuário ficou novamente repleto de fiéis. A Santa Missa foi presidida pelo padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, da qual o Santuário de São Lázaro e São Roque faz parte.

Durante todo o dia, diversas celebrações reuniram devotos que vieram para rezar, cantar e pedir as bênçãos de Deus por intercessão de São Lázaro.
Considerado um dos templos católicos mais antigos de Salvador, o Santuário de São Lázaro e São Roque guarda séculos de história e tradição. É também um espaço de acolhida e respeito, onde pessoas de diferentes expressões religiosas se encontram. Muitos dos que professam religiões de matriz afrodescendente também buscam ali um espaço sagrado de conexão espiritual, em um gesto que revela a beleza do diálogo entre fé, cultura e devoção popular.

Assim, a cada primeira e última segunda-feira do mês, o Santuário de São Lázaro e São Roque renova sua missão de ser um lugar de encontro entre o sagrado e o povo, onde a fé se manifesta em forma de gratidão e esperança.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Tarcísio (Santuário de São Lázaro e São Roque)















Comentários