"Somos peregrinos da esperança", diz diácono em última formação bíblica
- PASCOM
- 27 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Na última quarta-feira (25), o diácono Paulo Gabriel fechou o ciclo de palestras sobre a Bíblia na Paróquia de Ondina.
Com o tema "Peregrinos da Esperança", ele falou sobre o comportamento do povo de Israel, que se assemelha ao nosso quando nos afastamos de Deus.

Usando exemplos didáticos e de fácil entendimento, ele estabeleceu um paralelo entre a relação desse povo com Deus e a nossa, especialmente no que diz respeito à obediência e ao compromisso com o Senhor.

Tomando por base o livro do profeta Ezequiel, o diácono lembrou da decessidade de ler a Bíblia com entendimento, fazendo também uso das explicações fornecidas nos rodapés das páginas que compõem as Sagradas Escrituras.
Além disso, salientou o cuidado de entender o contexto da situação narrada pelo texto biblico que, no caso dos profetas, busca mostrar a pronta intervenção de Deus quando percebe o afastamento dos seus filhos e filhas, respeitando, porém, o livre arbítrio de cada um.
"Jesus não obriga ninguém a segui-lO. Deus não castiga. Nós é que nos castigamos com as nossas escolhas. Ele veio advertir o povo, veio dar esperança", explicou Paulo Gabriel.
E essa esperança precisa ser compartilhada, na visão do diácono.
"Sigamos o exemplo de Ezequiel quando sentirmos que alguém está fraquejando na fé. Nós temos a Luz, que é Jesus, para iluminar e o Sal, que é a Sua Palavra, para dar sabor na vida dessa pessoa. Nossa vida é peregrinar", disse ele.
Após a sua fala, paroquianos lembraram de diferentes passagens bíblicas sobre a esperança e falaram sobre os desafios do tempo atual à luz da Palavra.
Na oportunidade, eles tiraram dúvidas com a colaboração do padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressureição do Senhor, presente na formação.
Como principal mensagem, Paulo Gabriel deixou uma preciosa orientação:
"Nunca perca esperança. A nossa Esperança é Jesus", afirmou Paulo Gabriel.
Para concluir, ele salientou que "a pessoa está cheio do Espírito Santo quando se gratifica a serviço do Reino de Deus".
Silvana Lima (Pascom)
Commenti