top of page

Nossa Igreja é sinodal e nossa paróquia também

  • PASCOM
  • 5 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Na última terça-feira (3), a Paróquia de Ondina realizou uma confraternização para celebrar mais um aniversário de vida do seu pároco, padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista.

O resultado, que impressionou pela emoção das mensagens e diversidade de alimentos, foi fruto da união dos paroquianos em torno desse propósito.

O mesmo acontece em eventos de outra natureza, como a Feira da Saúde, que recebe apoio de médicos paroquianos permitindo o atendimento em diferentes especialidades, como irá acontecer no próximo dia 28, na edição de 2024.

Outro exemplo está na distribuição de enxovais ofertados a mães carentes pelas Servas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e nos pães recebidos na Missa em Louvor a Santo Antônio, doados para a Obra Lúmen no final de cada celebração.

As palavras de Marigraça Fonseca, coordenadora da confraternização de aniversário, refletem esse espírito de unidade colocado em evidência na mensagem escrita como forma de gratidão:

"Meus irmãos em Cristo Jesus, nenhuma palavra poderá dar a dimensão da minha gratidão a cada um de vocês que partilharam desse sonho: poder ver toda comunidade inserida no contexto da festa. Tudo aconteceu por conta de você que, de coração, abraçou o propósito.

A doação de coração nos mostrou que ninguém é rico, que possa bancar tudo, nem tão pobre que nada possa doar. Nos mostrou que a união faz a força, que somos todos iguais na casa de Nosso Senhor Jesus Cristo e que, juntos, podemos mudar o mundo, começando com uma Igreja fraterna e acolhedora.

Só é seu aquilo que você dá. A todos vocês, o meu muito obrigado! Que Deus, na sua infinita bondade, abençoe a todos nós e Nossa Senhora cubra a cada um e cada uma com seu sagrado manto", pediu ela.

Essa mensagem encontra eco na definição de Dom Moacir Silva, da Arquidiocese de Ribeirão Preto, quando diz que:

"Uma Igreja sinodal é uma Igreja relacional onde todo o povo de Deus caminha junto, onde todos, batizados discípulos missionários, qualquer que seja a sua vocação e a sua posição, se reencontram na interdependência e na mutualidade".

Que a força do coletivo caminhe conosco no seguimento dos passos do Cristo Ressuscitado.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Gabriela Atta

Comments


bottom of page