top of page

Papa abre a Porta Santa antes da Missa de Natal

  • PASCOM
  • 24 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Hoje (24) é um dia duplamente especial para os católicos e católicas de todo o mundo.

Às 19 horas, o Papa Francisco inicia o rito da Abertura da Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro, para presidir, em seguida, a Santa Missa na noite de Natal do Senhor, no interior da Basílica.

Ecrãs gigantes, instalados na praça, mostrarão para o público o ato solene que, oficialmente, inicia o Ano Jubilar de 2025.

Cada Jubileu é proclamado com a publicação de uma Bula Papal: documento oficial, geralmente escrito em latim, com o selo do Papa, cuja forma dá o nome ao documento.

Cada Bula é identificada por suas palavras iniciais. Por exemplo, a Bula Misericordiae vultus ("O Rosto da Misericórdia") deu título à Bula do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (2015-2016).

Além das indicações necessárias para celebrar o Jubileu, a Bula traz as datas do início e do fim do Ano Santo. Com o tema "Peregrinos da Esperança" o Jubileu 2025 terá início hoje e se encerrará em 6 de janeiro de 2026.

No mundo inteiro, os bispos de cada diocese farão a abertura do Jubileu no dia 29 de dezembro, Domingo da Sagrada Família, o que reforça a unidade expressa no logotipo escolhido para o atual Jubileu.

Nele, quatro figuras estilizadas se abraçam para indicar toda a humanidade dos quatro cantos da terra, ressaltando a solidariedade e a fraternidade que deve unir os povos, numa peregrinação que nem sempre acontece em águas tranquilas.

O Jubileu sempre representou na vida da Igreja um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social, vivido a partir de uma intensa preparação. Para o Ano Santo de 2025, esta última começou com o Ano do Concílio (em 2023) e Ano da Oração (em 2024).

Saiba mais sobre esse grande tempo de graça no site especialmente criado para o evento.


Fontes: Jubilaeum 2025; Vatican News; Canção Nova


Silvana Lima (Pascom)

Comments


bottom of page