Paroquiano será o primeiro da Arquidiocese a ser instituído em ministério criado pelo Papa Francisco
- PASCOM
- 25 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
José Carlos Santos Silva, da Pastoral da Catequese da Paróquia de Ondina, será o primeiro da Arquidiocese de Salvador a ser instituído no Ministério de Catequista.
Instituído pelo Papa Francisco no dia 10 de maio do ano de 2021, esse ministério “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo.

A Santa Missa com o rito de Instituição do Ministério de Catequista será realizada amanhã (26), na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, às 17h.
De acordo com a orientação do Papa Francisco, o Ministério de Catequista deve ser instituído a “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”.

O pontífice também ressaltou que, "para ser solícitos comunicadores da verdade da fé”, as pessoas instituídas devem receber formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, além de serem “colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.
O ato solene, que acontecerá no dia 26, faz parte de uma programação que teve início no dia 3 de agosto e vai ser encerrada no próximo dia 8 de setembro, com a Instituição do Ministério de catequista da Arquidiocese, evento que ocorrerá na Catedral Metropolitana de Salvador, no Terreiro de Jesus.
Fonte: Arquidiocese de Salvador (site), com informações da CNBB
Silvana Lima (Pascom)
Comments